Desde o nascimento até a idade adulta, o desenvolvimento me...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2067865 Pedagogia
Desde o nascimento até a idade adulta, o desenvolvimento mental do indivíduo é um processo contínuo de construção de estruturas variáveis, que, ao lado de características que são constantes e comuns a todas as idades, refletem o seu grau de desenvolvimento intelectual (PIAGET, 1967). Os estágios de desenvolvimento dessas estruturas foram descritos de maneira resumida e explicativa por Piaget, em algumas de suas obras (PIAGET, 1983; PIAGET, 1967) e podem ser divididos em quatro períodos principais. No estágio ______ ou ______, a criança procura coordenar e integrar as informações que recebe pelos sentidos e, restringindo-se ao real, elabora o conjunto de subestruturas cognitivas ou esquemas de assimilação, que servirão de base para a construção das futuras estruturas decorrentes do desenvolvimento ulterior. No estágio ______, surge denominado de função simbólica, que consiste no poder de representação de objetos ou acontecimentos, tomando possível, por exemplo, a aquisição da linguagem ou de símbolos coletivos. Já no período ______, as intuições articuladas se transformam em operações classificação, ordenamento, correspondência além de se observar o surgimento das noções de tempo, causalidade, conservação, entre outras. Finalmente, na adolescência, é alcançada a independência do real, surgindo o período das ______.
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

De acordo com a teoria de Piaget, o desenvolvimento mental do indivíduo ocorre por meio de uma série de estruturas cognitivas que se transformam e se aprimoram ao longo da vida. Essas estruturas são construídas em diferentes estágios de desenvolvimento, descritos pelo autor.

Em um primeiro momento, no estágio sensório-motor, as crianças começam a explorar o mundo por meio dos sentidos e das ações motoras. Elas aprendem a coordenar experiências sensoriais com ações físicas. Durante esse estágio, a criança vive o "aqui e agora", sem a capacidade de representar eventos que estão ausentes.

Já no estágio pré-operacional, as crianças desenvolvem a função simbólica, que lhes permite representar o mundo com palavras, imagens e desenhos. A linguagem se torna uma ferramenta importante de pensamento e comunicação, mas o pensamento ainda é egocêntrico e influenciado pela percepção imediata.

O estágio operatório concreto marca uma transição importante, na qual as crianças começam a pensar logicamente sobre objetos e eventos concretos. Elas adquirem a capacidade de conservação do número, da quantidade e do volume e podem realizar operações mentais, como classificação e seriação, que são reversíveis.

Por fim, no estágio operatório formal, os adolescentes desenvolvem a capacidade de pensar de forma abstrata e hipotética. Eles conseguem formular teorias, pensar em possibilidades e realizar raciocínios lógicos e dedutivos independentes de experiências concretas.

Portanto, a alternativa correta, que preenche de maneira adequada e sequencial as lacunas, é a Alternativa C: sensório-motor / pré-operacional / operatória concreta / operatória formal. Esta alternativa reflete fielmente a descrição dos estágios de desenvolvimento de Piaget e está em concordância com o entendimento atual sobre a progressão do desenvolvimento cognitivo na infância e adolescência.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

c

No estágio sensório-motor ou pré-verbal , a criança procura coordenar e integrar as informações que recebe pelos sentidos e, restringindo-se ao real, elabora o conjunto de subestruturas cognitivas ou esquemas de assimilação, que servirão de base para a construção das futuras estruturas decorrentes do desenvolvimento ulterior. No estágio pré-operatória , surge denominado de função simbólica, que consiste no poder de representação de objetos ou acontecimentos, tomando possível, por exemplo, a aquisição da linguagem ou de símbolos coletivos. Já no período operatória concreta, as intuições articuladas se transformam em operações classificação, ordenamento, correspondência além de se observar o surgimento das noções de tempo, causalidade, conservação, entre outras. Finalmente, na adolescência, é alcançada a independência do real, surgindo o período das operatória formal.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo