Lucas, com 15 anos de idade, conheceu Lívia, com 13 anos de...
Considerando essa situação hipotética e o conceito tripartite de crime, assinale a opção correta.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (89)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito do professor: (A)
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GAB:A
Apontamentos para a resolução da questão.
- O consentimento e a vida pregressa sexualmente ativa da vítima menor de 14 anos pouco importa para a caracterização do crime de estupro de vulnerável.
- Os pais da vítima cometeram o crime de estupro na modalidade omissão imprópria, visto que diante da situação citada eles teriam a obrigação legal de levar o fato ao conhecimento policial.
- Lucas em momento algum cometeu crime, porque ele tem 15 anos e neste caso ele cometeu ato infracional análogo ao crime de estupro.
Após o advento da lei de 2009, prevalecia a posição que afirmava ser a presunção de vulnerabilidade absoluta. A intenção do legislador foi encerrar a acalorada discussão acerca do antigo art. 224 do CP (presunção absoluta ou relativa da violência nos crimes contra os costumes), o que gerava insegurança jurídica.
Resp. 1480881/PI - O consentimento da vítima, sua eventual experiência sexual anterior ou a existência de relacionamento amoroso entre o agente e a vítima não afastam a ocorrência do crime”.
Súmula 593: “O crime de estupro de vulnerável configura-se com a conjunção carnal ou prática de ato libidinoso com menor de 14 anos, sendo irrelevante o eventual consentimento da vítima para a prática do ato, experiência sexual anterior ou existência de relacionamento amoroso com o agente”.
Lucas cometeu ato infracional análogo a estupro de vulnerável, e os pais, estupro de vulnerável por omissão imprópria (crime comissivo por omissão)
Crime omissivo impróprio ou comissivo por omissão exige a condição de garantidor por parte do agente. É o caso da questão. Os pais da adolescente tinham a OBRIGAÇÃO LEGAL de levar o fato ao conhecimento da autoridade policial. Quanto a Lucas, ele não responderá pelo crime de estupro, pois é inimputável, configurando mero ato infracional.
menor nao comete crime de estupro.
comete ATO INFRACIONAL analogo ao crime de estupro.
com isso já dava pra matar B, C e D.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo