"O paradoxo da situação deve-se ao fato de que a OMC, tão cr...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q31230 Português
"O paradoxo da situação deve-se ao fato de que a OMC, tão criticada, representa no entanto um passo importante para o multilateralismo. Nela os Estados têm igualdade de voto - ao contrário da Organização das Nações Unidas (ONU), do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial, onde os procedimentos de voto dão vantagem aos países ricos." (L.25-30)

Assinale a alternativa com pontuação igualmente correta para o trecho acima.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

 

Letra E

a)O paradoxo da situação, deve-se aofato de que a OMC, tão criticada, representa, no entanto, um passo importantepara o ultilateralismo. Nela, os Estados têm igualdade de voto - ao contrárioda Organização das Nações Unidas (ONU), do Fundo Monetário Internacional (FMI)e do Banco Mundial - onde os procedimentos de voto dão vantagem aos paísesricos. ( Não se separa sujeito e overbo)

b) O paradoxo da situaçãodeve-se ao fato de que a OMC, tão criticada, representa no entanto um passo importante para o multilateralismo. Nela, osEstados têm igualdade de voto - ao contrário da Organização das Nações Unidas(ONU), do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial - onde osprocedimentos de voto dão vantagem aos países ricos. ( virgula obrigatória antes da conjunção ADVERSATIVA, quando ligaorações do mesmo período).

c)O paradoxo da situação deve-se ao fato de que a OMC - tão criticada -,representa, no entanto, um passo importante para o multilateralismo. Nela osEstados têm igualdade de voto, ao contrário da Organização das Nações Unidas(ONU), do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial - onde os procedimentos devoto dão vantagem aos países ricos. (Parênteses, chaves,colchetes, devem sempre aparecer em número par. Se estão em número ímpar,desconfie).

d) O paradoxo da situação deve-se ao fato de que a OMC - tão criticada, representa no entanto um passo importante para o multilateralismo. Nela, os Estados têm igualdade de voto - ao contrário da Organização das Nações Unidas (ONU), do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial, onde os procedimentos de voto dão vantagem aos países ricos. ( virgula obrigatória antes da conjunção ADVERSATIVA, quando liga orações do mesmo período).

e)O paradoxo da situação deve-se ao fato de que a OMC, tão criticada, representa,no entanto, um passo importante para o multilateralismo. Nela, os Estados têmigualdade de voto, ao contrário da Organização das Nações Unidas (ONU), doFundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial, onde os procedimentosde voto dão vantagem aos países ricos.(CORRETA)

 

O que causa dúvida é este conector (no entanto) sem vírgula na frase original e considerada como erro na assertiva "b", levando-se em consideração a obrigatoriedade de vírgula para separar orações coordenadas. Alguma coisa está errada e eu não consegui perceber. Fica a dúvida.

Não separe o sujeito do verbo!

Abraço

É preciso ficar atento às vírgulas depois dos travessões. Às vezes elas estão separando sujeito do verbo e passam despercebidas, principalmente em períodos longos.

não entendi o erro da C, o travessão ( - ) pode terminar com o ponto final ( . ) também,é facultativo quando encerra o período.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo