Na data de 03 de outubro de 2014, na cidade de Aquiraz – CE...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q464475 Direito Penal
Na data de 03 de outubro de 2014, na cidade de Aquiraz – CE, o indivíduo B efetuou dois disparos de arma de fogo contra a pessoa C, que foi socorrida no Hospital mais próximo. A pessoa C foi posteriormente transferida para um Hospital na cidade de Fortaleza – CE, local em que faleceu na data de 09 de outubro de 2014, em decorrência dos disparos de arma de fogo efetuados pelo indivíduo B na cidade de Aquiraz – CE. Assinale a alternativa correta em relação ao lugar e tempo do crime praticado pelo indivíduo B, segundo o previsto no Código Penal
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

No que tange ao lugar do crime, o artigo 6º do Código Penal estabelece que "Considera-se praticado o crime no lugar em que ocorreu a ação ou omissão, no todo ou em parte, bem como onde se produziu ou deveria produzir-se o resultado.". No presente caso, portanto, aplica-se a teoria da ubiquidade ou mista, ou seja, de acordo com a situação narrada, o lugar do crime tanto pode ser a cidade de Aquiraz no Ceará, onde ocorreu a ação consubstanciada nos disparos de arma de fogo contra a vítima, quanto a cidade de Fortaleza, também no Ceará, onde se produziu o resultado criminoso consubstanciado na morte da vítima.
Em relação ao tempo do crime, aplica-se a teoria da atividade, adotada no artigo 4º do Código Penal, que estabelece que “Considera-se praticado o crime no momento da ação ou omissão, ainda que outro seja o momento do resultado." Com efeito, no caso narrado, considera-se o crime praticado no dia 03 de outubro de 2014.
Diante dessas considerações, a alternativa correta é a contida no item (E) da presente questão.
Gabarito do professor: (E)

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

gabarito E

LUTA

Lugar - ubiquidade TEORIA MISTA (OU DA UBIQUIDADE) � CONSIDERA, POR SUA VEZ, QUE O
CRIME É COMETIDO TANTO NO LUGAR DA ATIVIDADE QUANTO NO LUGAR
DO RESULTADO, ou seja, tanto na cidade onde foi praticado o ato (na cidade de Aquiraz – CE) como na cidade que se produziu o resultado (Fortaleza – CE)

Tempo - Atividade • TEORIA DA ATIVIDADE � O CRIME É COMETIDO NO LUGAR ONDE FOI
PRATICADA A ATIVIDADE (CONDUTA= AÇÃO OU OMISSÃO), ou seja, 03 de outubro de 2014

Crime de homicídio (doloso ou culposo): em que pese ser a regra geral o lugar do crime onde a vítima faleceu, tem-se que, nos crimes plurilocais (conduta em uma comarca e resultado na outra), o entendimento pacífico de nossa jurisprudência é o de que o juízo natural para analisar o caso será o local onde o crime de homicídio exteriorizou seus efeitos, vale dizer, onde provocou impacto na sociedade.


Art. 4º, CP - Considera-se praticado o crime no momento da ação ou omissão, ainda que outro seja o momento do resultado. 

Competência para aplicação da lei penal é diferente de competência para a lei processual. É sabido que, quanto ao homicídio, há entendimento jurisprudencial específico, mas isso em nada interfere a lei penal no espaço - é matéria processual!

Lugar do crime - Teoria da Ubiquidade
Tempo do Crime - Teoria da Atividade

Questão errada, pois trata-se de crime plurilocal e não crime a distância. Para ser teoria mista teria que ser crime a distância, não sendo cabe a aplicação do Art. 70 CPP teoria do resultado.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo