Na inspeção post-mortem todos os órgãos e tecidos são exami...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2319016 Veterinária
Na inspeção post-mortem todos os órgãos e tecidos são examinados, abrangendo a observação e apreciação de seus caracteres externos e avaliando sua conformidade para consumo. A alternativa que apresenta o julgamento correto de carcaças é:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: A - Serão condenadas as carcaças com infestações intensas pelo "Cysticercus bovis" ou quando a carne é aquosa ou descorada.

Comentário sobre o tema: A questão aborda a inspeção post-mortem, uma etapa crucial na vigilância sanitária de produtos de origem animal. Esse processo garante que os produtos cárneos sejam apropriados para o consumo humano, detectando doenças e contaminações que possam comprometer a saúde pública.

Durante a inspeção post-mortem, todos os órgãos e tecidos dos animais são examinados minuciosamente. Os fiscais agropecuários avaliam a conformidade para consumo, observando características externas dos produtos.

Justificativa da Alternativa Correta (A): A alternativa A está correta porque carcaças com infestações intensas de Cysticercus bovis (cisticercose) representam um risco à saúde humana e, portanto, devem ser condenadas. Além disso, a carne aquosa ou descorada pode indicar problemas de qualidade ou saúde do animal antes do abate, justificando também a condenação.

Análise das Alternativas Incorretas:

B: Carcaças em estado de caquexia (emagrecimento extremo) não são aproveitadas condicionalmente pelo frio. Esse estado geralmente indica problemas graves de saúde no animal, que podem comprometer a qualidade da carne.

C: As carcaças com infiltrações edematosas geralmente não são aproveitadas pelo calor. Essa condição pode indicar doenças sistêmicas, que tornam a carne imprópria para o consumo.

D: Carcaças ou partes contaminadas por fezes devem ser descontaminadas, mas não é prática comum a utilização da salga para esse fim, pois a contaminação fecal pode introduzir patógenos perigosos.

E: Lesões extensas de brucelose são críticas, mas o procedimento correto geralmente envolve a condenação completa da carcaça, uma vez que a brucelose é uma doença zoonótica séria.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

caquexia - condenação total

infiltrações edematosas: As carcaças que apresentem edema generalizado no exame post mortem devem ser condenadas. Nos casos discretos e localizados, as partes das carcaças e dos órgãos que apresentem infiltrações edematosas devem ser removidas e condenadas. 

Contaminação por fezes - condenadas

Lesões extensas de brucelose: condenação total

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo