Procedimentos especiais previstos no Código de Processo Civil.
Para responder às questões 48 a 52 assinale a alternativa
que contém a afirmação correta em relação
ao assunto indicado.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Art. 989. O juiz determinará, de ofício, que se inicie o inventário, se nenhuma das pessoas mencionadas nos artigos antecedentes o requerer no prazo legal.
ALTERNATIVA B: Correta, pois o art.989 do CPC diz que: "O juiz determinará, de ofício, que se inicie o inventário, se nenhuma das pessoas legitimadas o requerer no prazo legal."
ALTERNATIVA C: Incorreta, pois conforme art.1.029, a partilha amigável, lavrada em instrumento público, pode ser anulada, por dolo, coação, erro essencial ou intervenção de incapaz. Somente a partilha julgada por sentença poderá ser rescindida conforme art 1.030 do CPC.
ALTERNATIVA D: Incorreta, pois conforme o parágrafo 1º do art.1.031, caberá o pedido de adjudicação quando houver herdeiro único.
ALTERNATIVA E: Incorreta, pois conforme o parágrafo 2º do art.899, a sentença que conclui pela insuficiência do depósito valerá como título executivo.
PRO PESSOAL DA ÁREA TRABALHISTA, UMA ASSOCIAÇÃO ÚTIL DE IDÉIAS:
OJ-SDI1-140 DEPÓSITO RECURSAL E CUSTAS. DIFERENÇA ÍNFIMA. DESERÇÃO. OCORRÊNCIA
Ocorre deserção do recurso pelo recolhimento insuficiente das custas e do depósito recursal, ainda que a diferença em relação ao “quantum” devido seja ínfima, referente a centavos.
ART. 511, § 2o A insuficiência no valor do preparo implicará deserção, se o recorrente, intimado, não vier a supri-lo no prazo de 05 dias.
Preparo é o adiantamento das despesas relativas ao processamento do recurso. É uma causa objetiva de inadmissibilidade e independe de qualquer indagação quanto à vontade do omissivo. O valor do preparo é a soma da taxa judiciária mais o porte de remessa e de retorno dos autos.
§ 2º As despesas abrangem:
1. Custas dos atos do processo,
2. Indenização de viagem, diária de testemunha
3. Remuneração do assistente técnico.
Diferentemente do que ocorre com a partilha amigável, que se sujeita à ação anulatória, no prazo decadencial de um ano, a partilha julgada por sentença se sujeita a ação rescisória, no prazo decadencial de 2 anos (art.495 CPC).
O art. 989 do CPC revogado não encontra equivalente no CPC/2015.
Assim, aparentemente, o Juiz não está mais autorizado a dar início ex officio ao inventário quando os legitimados não o fizerem (ao menos não está expressamente autorizado).
Atualmente, portanto, a questão não mais encontra resposta correta na alternativa “b”, nos termos em a questão foi proposta.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo