A respeito do Poder Executivo, assinale a opção correta.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (7)
- Comentários (35)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
De acordo com o art. 84, I, da CF/88, compete privativamente ao Presidente da República nomear e exonerar os Ministros de Estado. Não há exigência de aprovação em concurso público. Incorreta a alternativa A.
O art. 84, XII, da CF/88, elenca como de competência exclusiva do Presidente da República conceder indulto e comutar penas, com audiência, se necessário, dos órgãos instituídos em lei. Incorreta a alternativa B.
O vice-presidente da República, na vigência de seu mandato, pode ser responsabilizado por crimes funcionais. Nos moldes do art. 52, I, da CF/88, compete privativamente ao Senado Federal processar e julgar o Presidente e o Vice-Presidente da República nos crimes de responsabilidade, bem como os Ministros de Estado e os Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica nos crimes da mesma natureza conexos com aqueles. Incorreta a alternativa C.
Segundo o art. 86, § 4º, da CF/88, o Presidente da República, na vigência de seu mandato, não pode ser responsabilizado por atos estranhos ao exercício de suas funções. Trata-se da imunidade presidencial ou irresponsabilidade penal relativa. “Assim, as infrações penais praticadas antes do início do mandato ou durante a sua vigência, porém sem qualquer relação com a função presidencial, não poderão ser objeto da persecutio criminis, que ficará, provisoriamente, inibida, acarretando, logicamente, a suspensão do curso da prescrição.” (LENZA, 2013, p. 725). Incorreta a alternativa D. Cabe lembrar que o § 3º, do mesmo art. 86, estabelece que enquanto não sobrevier sentença condenatória, nas infrações comuns, o Presidente da República não estará sujeito a prisão.
O art. 80, da CF/88, prevê que em caso de impedimento do Presidente e do Vice-Presidente, ou vacância dos respectivos cargos, serão sucessivamente chamados ao exercício da Presidência o Presidente da Câmara dos Deputados, o do Senado Federal e o do Supremo Tribunal Federal. Correta a alternativa E.
RESPOSTA: Letra E
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
CORRETA "E":
Art. 80. Em caso de impedimento do Presidente e do Vice-Presidente, ou vacância dos respectivos cargos, serão sucessivamente chamados ao exercício da Presidência o Presidente da Câmara dos Deputados, o do Senado Federal e o do Supremo Tribunal Federal.
letra b errada:
art 48, VIII:
Cabe ao Congresso Nacional, com a sanção do Presidente da República
a concessão de anistia.
art 84 XII compete privativamente ao presidente:
conceder indulto.
Gabarito: E
a) ERRADA - Art. 87, CF - Os Ministros de Estado serão escolhidos dentre brasileiros maiores de vinte e um anos e no exercício dos direitos políticos. Art. 84, I, CF - Compete privativamente ao Presidente da República: nomear e exonerar os Ministros de Estado. (Ou seja, são escolhidos pelo PR e é um cargo ad nutum, livre nomeação/exoneração)
b) ERRADA - (Não é atribuição exclusiva do PR a concessão de indulto) Art. 84, XII, CF - Compete privativamente ao Presidente da República: conceder indulto e comutar penas..
c) ERRADA - ( O vice-presidente é responsabilizado sim pelo seus crimes funcionais)
d) ERRADA - Art. 86, § 1º , I, CF - O Presidente ficará suspenso de suas funções: nas infrações penais comuns, se recebida a denúncia ou queixa-crime pelo Supremo Tribunal Federal.
e) CERTA - Art. 80, CF - Em caso de impedimento do Presidente e do Vice-Presidente, ou vacância dos respectivos cargos, serão sucessivamente chamados ao exercício da Presidência o Presidente da Câmara dos Deputados, o do Senado Federal e o do Supremo Tribunal Federal.
típica questão que se acerta por estar mais certo que as demais, uma vez que o PR sujeita-se sim a prisão, no caso de crime comum praticado não em razão do mandato. se condenado pelo STF, poder-a ser preso.
Em relação ao item D) Ressaltar que o PR para sofrer uma resposabilização, a acusação deverá passar pela CD com aprovação de 2/3. Que essa suspensão será de 180 dias.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo