A criança e o adolescente que se identificam e são identific...
A criança e o adolescente que se identificam e são identificados como brancos têm muito a ganhar com um ensino qualificado das histórias e culturas afro-brasileiras e indígenas. Se um menino que se identifica como branco se acha no direito de xingar um colega de classe identificado como negro por causa de sua raça ou cor, esse menino necessita de tanta ajuda quanto seu colega que sofre o preconceito [...] (ALBERTI, Verena. Algumas estratégias para o ensino de história e cultura afro-brasileira. In.: PEREIRA, Amilcar Araujo, MONTEIRO, Ana Maria (Orgs.). Ensino de História e culturas afrobrasileiras e indígenas. Rio de Janeiro: Pallas, 2013. p. 28)
No Brasil, por meio da legislação, o ensino de história e cultura da África e dos afrodescendentes e indígenas são obrigatórios. Primeiro, a Lei 10.639/03, que tornou obrigatório em todas as escolas do país o ensino de história e cultura da África e afro-brasileira e, posteriormente, a Lei 11.645/08, que acrescentou a essa obrigatoriedade o ensino de história e cultura indígena. Tomando como base o trecho e o conhecimento da Lei, é CORRETO afirmar:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (0)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: B -
Para compreender por que a alternativa B é a correta, vamos analisar a questão e a legislação em destaque. O ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil ganhou reforço com a promulgação da Lei nº 10.639/03 e, posteriormente, com a Lei nº 11.645/08. A intenção dessas leis é promover um conhecimento mais abrangente e inclusivo sobre as contribuições históricas e culturais desses grupos étnicos para a formação da sociedade brasileira.
A obrigatoriedade dessa inclusão curricular visa a combater o racismo e a discriminação, reconhecendo a diversidade cultural como um valor positivo e enriquecedor. Ao aprender sobre a história e cultura afro-brasileira e indígena, os estudantes têm a oportunidade de construir uma visão mais crítica e respeitosa acerca da diversidade étnica e cultural do país.
Essa abordagem educacional é uma ferramenta poderosa para o combate ao racismo, pois ao promover o conhecimento e a valorização dessas culturas, contribui para a formação de cidadãos conscientes e respeitosos das diferenças, capazes de reconhecer e rejeitar atitudes discriminatórias e racistas. Portanto, a alternativa B destaca corretamente o propósito da legislação como um instrumento de luta contra o racismo em nosso país.
As demais alternativas são incorretas porque não refletem o principal objetivo das leis mencionadas, que é o de utilizar o ensino e a valorização da história e cultura afro-brasileira e indígena como uma estratégia para promover a igualdade racial e combater o racismo.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo