Julgue o item a seguir, relativo a ação civil pública.No âmb...
Julgue o item a seguir, relativo a ação civil pública.
No âmbito de ação civil pública, é cabível medida cautelar
com a finalidade de evitar dano ao meio ambiente.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A resposta está na literalidade da Lei da Ação Civil Pública (Lei 7347/85).
Diz o art. 4º:
“Art. 4º. Poderá ser ajuizada ação cautelar para os fins desta Lei, objetivando, inclusive, evitar dano ao patrimônio público e social, ao meio ambiente, ao consumidor, à honra e à dignidade de grupos raciais, étnicos ou religiosos, à ordem urbanística ou aos bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico"
Logo, a assertiva está correta.
GABARITO DO PROFESSOR: CERTO
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO CERTO
Art. 4º, Lei 7.347/85. Poderá ser ajuizada ação cautelar para os fins desta Lei, objetivando, inclusive, evitar dano ao patrimônio público e social, ao meio ambiente, ao consumidor, à honra e à dignidade de grupos raciais, étnicos ou religiosos, à ordem urbanística ou aos bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico
Neste sentido, ressaltando a resposta da cara colega, podemos citar como fundamento da concessão da cautelar o Código de Defesa do Consumidor, especificamente no seu artigo 84 - §5, o qual dispõe:
Art. 84. Na ação que tenha por objeto o cumprimento da obrigação de fazer ou não fazer, o juiz concederá a tutela específica da obrigação ou determinará (ofício) providências que assegurem o resultado prático equivalente ao do adimplemento.
§ 5° Para a tutela específica ou para a obtenção do resultado prático equivalente, poderá o juiz determinar as medidas necessárias, tais como (rol exemplificativo) busca e apreensão, remoção de coisas e pessoas, desfazimento de obra, impedimento de atividade nociva, além de requisição de força policial.
Desta feita, teríamos uma aplicação conjunta entre a LCAP e o CDC, mediante a concessão de uma tutela específica por parte do magistrado, decorrente do cumprimento da obrigação de fazer ou não fazer, podendo, inclusive, determinar de ofício as providências que assegurem o resultado prático equivalente ao do adimplemento.
Tutela preventiva inibitória!
GAB: Certo
A resposta está CORRETA, literalidade da Lei da Ação Civil Pública (Lei 7347/85) em seu artigo 4 °.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo