Procurador-geral do Ministério Público de certo estado te...
Procurador-geral do Ministério Público de certo estado tem recebido, recentemente, ameaças de morte de uma facção criminosa. Por motivos de agenda relevante, o procurador-geral deve comparecer a um enterro de pessoa pública e notória, amplamente divulgado pela mídia.
Tendo em vista essa situação hipotética, julgue o item seguinte, relativos à segurança de dignitários.
O enfoque do planejamento tático que envolve a segurança
do dignitário deverá ser essencialmente repressivo.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta para a questão é Errado (E).
A segurança de dignitários é um tema central na área de Segurança e Transporte, especialmente em contextos que envolvem ameaças diretas, como mencionado na questão. O planejamento tático voltado para a segurança de uma autoridade não se baseia apenas em aspectos repressivos. Pelo contrário, ele deve ser predominantemente preventivo.
O principal objetivo é evitar que situações de risco se concretizem. Isso inclui a identificação de ameaças, a preparação de rotas seguras, a análise do ambiente onde o dignitário estará presente e a elaboração de planos de contingência. A repressão é uma parte do planejamento, mas ela se torna uma ação secundária, a ser utilizada apenas se a prevenção falhar.
Por que a alternativa está errada? O foco da segurança de dignitários deve ser na prevenção, antecipando possíveis riscos e tomando medidas para evitá-los. Apenas priorizar ações repressivas não garante a segurança efetiva de uma autoridade, pois essas ações são reativas e acontecem após a ocorrência de um incidente.
Em suma, a segurança de dignitários é uma atividade complexa que requer uma abordagem holística e estratégica, onde a antecipação e a mitigação de riscos são fundamentais. Espera-se que o planejamento tático seja proativo, buscando sempre evitar que as ameaças se materializem.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: ERRADO!
O planejamento deverá ser PREVENTIVO - visando prevenir (caráter preventivo) ou minimizar (caráter reativo) os possíveis impactos em eventos.
claro que sera preventivo...visa previnir...inibir açoes
Gabarito: Errado.
O enfoque do planejamento da segurança de dignitários é ESSENCIALMENTE PREVENTIVO, pois seu objetivo, ao contrário de combater, é o de PROTEGER o segurado, evitando o confronto e as situações de perigo.
Nesse sentido, um dos PRINCÍPIOS BASILARES da segurança de dignitários a ser observado é o PRINCÍPIO da PREVENÇÃO, tendo em vista que deve-se EVITAR confrontos desnecessários, antecipando-se sempre ao agressor.
O EMPREGO DA FORÇA é a "ultima ratio", ou seja, utilizado como ÚLTIMO RECURSO ou RECURSO EXTREMO, somente justificável diante da falha de todas as medidas preventivas e da falência de todos os recursos de diplomacia possíveis.
PS: Já foi cobrado por outras Bancas, o termo ESSENCIALMENTE PREVENTIVO com outras variações, como sinônimos:
EMINENTEMENTE PREVENTIVO E SECUNDARIAMENTE REPRESSIVO
PRIORITARIAMENTE PREVENTIVO
PRIMORDIALMENTE PREVENTIVO
Sempre preventivo!
Tamo junto rumo a posse!
Preventivo sempre, a repressão é exceção
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo