No que se refere à gestão de conflitos, julgue o item que se...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2133691 Segurança Pública

No que se refere à gestão de conflitos, julgue o item que se segue.


Para a tomada de decisão, há três critérios de ação, que são a necessidade, a validade do risco — para a qual existem fatores de ordem subjetiva e objetiva — e a aceitabilidade.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

- Critérios de ação no gerenciamento de crises:

Na tomada de decisões, deve-se rigorosamente observar os seguintes critérios:

Necessidade – Indica que qualquer ação somente deve ser implementada quando for indispensável.

Validade do Risco – Orienta que toda e qualquer ação tem que levar em conta se os riscos dela advindos são compensados pelos resultados.

Aceitabilidade – Implica em que toda a ação deve ter embasamento legal, moral e ético.

Fonte: Academia Nacional do FBI

NECESSIDADE:

 toda e qualquer ação deve ser realizada quando for indispensável (“Isto é realmente necessário? ”) será mesmo necessário? (princípio da razoabilidade)

A ação só deve ser tomada quando indispensável ao fim pretendido. Se não houver necessidade de se tomar determinadas decisões, não se justifica a sua adoção.

 

VALIDADE DO RISCO: 

essa atitude ou concessão vale o risco a que vou me expor ou expor as demais pessoas e a instituição?

toda e qualquer ação tem que considerar se os riscos dela advindos são compensados pelos resultados obtidos (“Vale a pena correr este risco? “); O RESULTADO VAI SER POSITIVO OU VALER A PENA?

No desempenho de sua missão, o gerente da crise, está, durante todo o desenrolar do evento, tomando as mais diversas decisões, pertinentes aos mais variados assuntos.

É um critério permissivo para que, durante um conflito, o negociador autorize determinada concessão que redunde em um risco, em face de um resultado positivo

 

ACEITABILIDADE:

 essa atitude terá respaldo legal, ético e moral? 

  • Legal: o ato deve estar amparado pela lei, evitando assim implicações e responsabilizações civis, administrativas ou penais;
  • Moral: ações sem levar em conta o devido bom-senso (não fornecer bebidas ou drogas aos PECs);
  • Ética: ações que causem constrangimentos dentro do organismo policial (não admitir que um policial ou outra pessoa seja voluntário para trocar de lugar com um refém).

****A parte que diz "para a qual existem fatores de ordem subjetiva e objetiva" eu não achei nada exatamente sobre isso e não sei o que a CESPE quis dizer com isso.

 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo