No interrogatório clínico dessa paciente, devem ser investi...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2020 Banca: IADES Órgão: SES-DF Prova: IADES - 2020 - SES-DF - Oncologia Pediátrica |
Q1686275 Medicina
Certa mulher, estudante de 24 anos de idade, procurou atendimento no pronto-socorro em razão de dor na panturrilha esquerda de início nas últimas 24 horas. Ao exame físico, apresentava índice de massa corporal (IMC) de 20, edema, calor, rubor e dor à palpação suave da musculatura da panturrilha esquerda. Teste de dímero-D = 1.540 ng/mL (VR < 500 ng/mL). Realizou-se exame de ultrassonografia (US) com Doppler venoso que evidenciou trombo isolado em veias tibiais posteriores.


Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir. 
No interrogatório clínico dessa paciente, devem ser investigados histórico familiar de tromboses, uso de anticoncepcional oral, e traumas ou cirurgias prévias, com a finalidade de definição de anticoagulação perene.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão é correta. A paciente apresentou um caso de trombose venosa profunda (TVP), como indicado pelos sintomas de dor, edema, rubor, calor no local e pelo resultado do teste de dímero-D e ultrassom. A TVP geralmente ocorre em pessoas com certos fatores de risco, como histórico familiar de trombose, uso de contraceptivos orais e traumas ou cirurgias prévias. Portanto, é importante investigar a presença desses fatores de risco em um interrogatório clínico, pois eles podem influenciar a decisão de iniciar uma terapia anticoagulante perene (de longo prazo), que poderia prevenir a recorrência da TVP.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo