Ainda com relação a Lei nº 4.320/64, é incorreto dizer que

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1246322 Direito Financeiro
Ainda com relação a Lei nº 4.320/64, é incorreto dizer que
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Trata-se de uma questão cuja resposta é encontrada na Lei 4.320/64 (Lei que institui normas gerais de Direito Financeiro).

Passemos à análise das alternativas:

A) ERRADA. O art. 21 da Lei 4.320/64 prevê que "A Lei de Orçamento não consignará auxílio para investimentos que se devam incorporar ao patrimônio das empresas privadas de fins lucrativos".

B) CORRETA. É exatamente o texto do parágrafo único do art. 22 da Lei 4.320/64, segundo o qual "Constará da proposta orçamentária, para cada unidade administrativa, descrição sucinta de suas principais finalidades, com indicação da respectiva legislação".

C) CORRETA. Com efeito, o art. 23 da Lei 4.320/64 traz que "As receitas e despesas de capital serão objeto de um Quadro de Recursos e de Aplicação de Capital, aprovado por decreto do Poder Executivo, abrangendo, no mínimo um triênio".

D) CORRETA. A alternativa repete o teor do art. 29 da Lei 4.320/64, conforme segue: "Caberá aos órgãos de contabilidade ou de arrecadação organizar demonstrações mensais da receita arrecadada, segundo as rubricas, para servirem de base a estimativa da receita, na proposta orçamentária".



GABARITO DO PROFESSOR: ALTERNATIVA “A".

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Lei nº 4.320/64

LETRA A - ERRADA - Art. 21. A Lei de Orçamento não consignará auxílio para investimentos que se devam incorporar ao patrimônio das empresas privadas de fins lucrativos.

LETRA B - CORRETA - Art. 22. (...)

Parágrafo único. Constará da proposta orçamentária, para cada unidade administrativa, descrição sucinta de suas principais finalidades, com indicação da respectiva legislação.

LETRA C - CORRETA - Art. 23. As receitas e despesas de capital serão objeto de um Quadro de Recursos e de Aplicação de Capital, aprovado por decreto do Poder Executivo, abrangendo, no mínimo um triênio.

LETRA D - CORRETA - Art. 29. Caberá aos órgãos de contabilidade ou de arrecadação organizar demonstrações mensais da receita arrecadada, segundo as rubricas, para servirem de base a estimativa da receita, na proposta orçamentária.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo