Com base no Manual de Redação da Presidência da República, q...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q31234 Redação Oficial
Com base no Manual de Redação da Presidência da República, que rege a redação dos atos oficiais no Brasil, analise as afirmativas a seguir:

I. As comunicações oficiais são necessariamente uniformes, pois há sempre um único comunicador (o Serviço Público) e o receptor dessas comunicações ou é o próprio Serviço Público (no caso de expedientes dirigidos por um órgão a outro) - ou o conjunto dos cidadãos ou instituições tratados de forma homogênea (o público).

II. A redação oficial é árida e infensa à evolução da língua. É que sua finalidade básica - comunicar com impessoalidade e máxima clareza - impõe certos parâmetros ao uso que se faz da língua, de maneira diversa daquele da literatura, do texto jornalístico, da correspondência particular, etc.

III. A transparência do sentido dos atos normativos, bem como sua inteligibilidade, são requisitos do próprio Estado de Direito: é inaceitável que um texto legal não seja entendido pelos cidadãos. A publicidade implica, pois, necessariamente, clareza e concisão.

Assinale:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA1. O que é Redação OficialI - CORRETA. II - INCORRETA. A redação oficial NÃO É, PORTANTO, NECESSARIAMENTE árida e infensa à evolução da língua. É que sua finalidade básica – comunicar com impessoalidade e máxima clareza – impõe certos parâmetros ao uso que se faz da língua, de maneira diversa daquele da literatura, do texto jornalístico, da correspondência particular, etc.III - CORRETA.

I - Item correto. Copiado literalmente do Manual de Redação. As comunicações oficiais são necessariamente uniformes até porque a uniformidade é uma das características que distingue o texto oficial das demais comunicações.

II - Item errado. A redação oficial por ser formal não quer dizer que seja árida (seca, maçante). E de jeito nenhum é infensa (contrária, hostil) à evolução da língua. Podemos perceber que vários termos que foram consagrados com o uso corriqueiro estão no Manual. Entretanto, deve-se pautar pela concisão e clareza de modo que se torne compreensível para toda e qualquer pessoa (sem duplas interpretações, uso de gírias etc).

III - Item correto. As comunicações que partem dos órgãos públicos devem ser compreendidas por qualquer pessoa (inteligibilidade). Clareza e concisão devem ser qualidades básicas de qualquer texto oficial. Pode-se definir como claro aquele texto que possibilita imediata compreensão pelo leitor. E concisão, a transmissão de um máximo de informações em um mínimo de palavras. Então a publicidade, ou seja, o ato de tornar público, deve atender a esses requisitos.

Sendo assim, itens I e III corretos. Alternativa C.

 

Questão retirata do Manual de Redação.

A redação oficial não é, portanto, necessariamente árida e infensa à evolução da língua. É que sua finalidade básica – comunicar com impessoalidade e máxima clareza – impõe certos parâmetros ao uso que se faz da língua, de maneira diversa daquele da literatura, do texto jornalístico, da correspondência particular, etc.
Eles apenas retiraram  3 palavras e duas vírgulas como mostrado acima.

Temos que ter cuidado com estes textos copiados na íntegra e mudado apenas algumas letras.

Significado de Árido

 

adj. Sem umidade; estéril: terreno árido.
Fig. Desprovido de sensibilidade, de imaginação: espírito árido. Desprovido de interesse: assunto árido.

Significado de Infenso

adj. Adverso, inimigo, contrário: infenso a lisonjas.
 

Não é árida e infensa à evolução da língua

Abraços

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo