A teoria das finanças públicas constitui-se em um ramo da c...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2087268 Direito Financeiro
A teoria das finanças públicas constitui-se em um ramo da ciência econômica que trata da atividade financeira do Estado, que consiste em criar crédito público, obter, despender e gerir recursos públicos necessários para que o Estado cumpra suas atividades políticas, econômicas, administrativas e sociais. Para tal é necessário que o Estado exerça as funções econômicas de alocação, distribuição, estabilização e desenvolvimento para intervir no domínio econômico, promover ajustamentos na alocação de recursos, na distribuição de renda e riquezas e manutenção da estabilidade econômica, criando mecanismos que o mercado não pode desempenhar sozinho para guiar e corrigir falhas e/ou disfunções do mercado.
(BALEEIRO, 2015.)
Considerando as funções econômicas do Estado, trata-se de ação que reflete corretamente o exercício da função alocativa: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Trata-se de uma questão sobre funções orçamentárias.

Segundo o professor Augustinho Paludo, as três funções orçamentárias clássicas são:

Função alocativa – relaciona-se à alocação de recursos por parte do Governo a fim de oferecer bens e serviços públicos puros (ex.: rodovias, segurança, justiça) que não seriam oferecidos pelo mercado ou seriam em condições ineficientes; bens meritórios ou semipúblicos (ex.: educação e saúde); e criar condições para que bens privados sejam oferecidos no mercado pelos produtores, corrigir imperfeições no sistema de mercado (como oligopólios) e corrigir os efeitos negativos de externalidades.

Função distributiva – visa tornar a sociedade menos desigual em termos de renda e riqueza, através da tributação e de transferências financeiras, subsídios, incentivos fiscais, alocação de recursos em camadas mais pobres da população etc. (ex.: Fome Zero, Bolsa Família, destinação de recursos para o SUS, que é utilizado por indivíduos de menor renda). O governo tributa e arrecada de quem pode pagar e os distribui/redistribui a quem tem pouco ou nada tem, através de programas sociais.

Função estabilizadora – é a aplicação das diversas políticas econômico-financeiras a fim de ajustar o nível geral de preços, melhorar o nível de emprego, estabilizar a moeda e promover o crescimento econômico, mediante instrumentos de política monetária, cambial e fiscal, ou outras medidas de intervenção econômica (controles por leis, limitação etc.)".

Vamos analisar as alternativas:

A) CORRETO. Realmente, Iluminação e pavimentação públicas refletem o exercício da função alocativa, pois se trata da prestação de serviços públicos.

B) ERRADO. Redução da taxa básica de juros da economia reflete o exercício da função estabilizadora, pois se trata de política macroeconômica.

C) CORRETO. Aplicação de recursos para investimento em educação e saúde reflete o exercício da função alocativa, pois se trata da prestação de serviços públicos. No entanto, a banca não considerou essa alternativa como correta.

D) ERRADO. Políticas que visam o crescimento do PIB e sua aplicação equitativa refletem o exercício da função estabilizadora, pois se trata de política macroeconômica.

GABARITO DO PROFESSOR: ALTERNATIVA “A" e “C".

GABARITO DA BANCA: ALTERNATIVA “A".

Fonte: PALUDO, Augustinho. Orçamento público, administração financeira e orçamentária e LRF. 7ª ed. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: MÉTODO: 2017.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Função Alocativa:

Nessa função o governo atua no fornecimento ou regulação de bens públicos ou semi públicos para a sociedade.

https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/funcoes-classicas-do-estado/amp/

A C tb está correta, a questão deveria ser anulada

Devido à existência de falhas de mercado, tendo em vista a necessidade de aumentar o bem estar da sociedade, o setor público intervém na economia desempenhando três funções clássicas: função alocativa, estabilizadora e distributiva. A função alocativa está associada ao fornecimento de bens e serviços não oferecidos adequadamente pelo sistema de mercado. Em outras palavras, essa função tem o objetivo de alocar os recursos quando não for possível, pelas condições de mercado, a determinação de preços de bens e serviços, de forma a assegurar uma maior eficiência na utilização dos recursos disponíveis na economia. Um exemplo da função alocativa é quando o governo executa obras que beneficiarão a população, como a transposição do Rio São Francisco que, apesar dos impactos ambientais e sociais para parte da população nordestina, o discurso oficial é que essa obra implicará em aumento do bem-estar da população que desfrutará de água e viverá com mais dinheiro e saúde. 

https://repositorio.enap.gov.br/bitstream/1/3239/1/M%C3%B3dulo%204%20-%20Tributa%C3%A7%C3%A3o%20e%20Fun%C3%A7%C3%B5es%20Cl%C3%A1ssicas%20do%20Estado%20%28final%29.pdf

A - ALOCATIVA

B - ESTABILIZADORA

C - DISTRIBUTIVA

D - DISTRIBUTIVA?

Segundo o professor Augustinho Paludo:

Função alocativa – relaciona-se à alocação de recursos por parte do Governo a fim de oferecer bens e serviços públicos puros (ex.: rodovias, segurança, justiça) que não seriam oferecidos pelo mercado ou seriam em condições ineficientes; bens meritórios ou semipúblicos (ex.: educação e saúde); e criar condições para que bens privados sejam oferecidos no mercado pelos produtores, corrigir imperfeições no sistema de mercado (como oligopólios) e corrigir os efeitos negativos de externalidades.

Gabaritos A e C estão corretos, logo a questão deveria ser anulada.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo