Em matéria de organização administrativa, observe os seguint...
I. O ente possui autonomia e executa competência própria, com possibilidade de elaboração das próprias leis, conforme divisão de competências entre os entes federativos feita na própria Constituição da República de 1988.
II. A criação de entes personalizados com poder de autodeterminação, conforme determinações legais expedidas pelo ente central. É o caso, por exemplo, dos entes da administração indireta.
Os fenômenos administrativos acima expostos consistem, respectivamente, em:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: D - descentralização política e descentralização administrativa
A questão aborda conceitos fundamentais da organização administrativa no contexto do Direito Administrativo. Ela exige do candidato o entendimento sobre os fenômenos da descentralização e da desconcentração, além da distinção entre descentralização política e administrativa.
Descentralização Política
A descentralização política ocorre quando há a distribuição de competências entre os entes federativos (União, Estados, Distrito Federal e Municípios), prevista na Constituição. Esse fenômeno garante a autonomia dos entes, permitindo que eles tenham suas próprias competências e legislem sobre assuntos específicos. No enunciado, isso é representado pelo item I, que fala sobre a autonomia de um ente com possibilidade de elaboração das próprias leis, conforme divisão de competências feita pela Constituição de 1988.
Descentralização Administrativa
A descentralização administrativa, por outro lado, refere-se à criação de entes com personalidade jurídica própria, como autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista. Esses entes possuem autodeterminação e são criados conforme determinações legais expedidas pelo ente central, o que é exemplificado pelo item II do enunciado.
Entendimento dos Conceitos
Para resolver corretamente a questão, é essencial entender que:
- A descentralização política está ligada à autonomia dos entes federativos na elaboração de suas próprias leis e competências.
- A descentralização administrativa envolve a criação de entidades administrativas (administração indireta) que têm personalidade jurídica e autonomia administrativa, mas seguem diretrizes definidas pelo ente central.
Portanto, a alternativa correta é a D, pois descreve, respectivamente, a descentralização política (item I) e a descentralização administrativa (item II), alinhando-se perfeitamente aos conceitos apresentados na questão.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Descentralização política: envolve a criação dos entes políticos (União, Estados, DF e Municípios), com capacidade de autogoverno, autoadministração e autolegislação. São autônomos.
Descentralização administrativa: envolve, dentre outras coisas, a criação de novas pessoas jurídicas para a prestação de serviços públicos, como as entidades da Administração Indireta (autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista).
[GABARITO: LETRA D]
DesCOncentração --> CRIA ORGÃOS
DescENtralização --> CRIA ENTIDADES
Desconcentração Administrativa consiste na criação de órgãos – desprovidos de personalidade jurídica – feita pela Administração Pública direta, a fim de desconcentrar as competências, dando maior força ao Princípio da Eficiência.
Descentralização Administrativa, refere-se à criação de novas pessoas jurídicas de direito público ou privado por parte dos entes da federação (União, Distrito Federal, Estados e Municípios).
FONTE: MEUS RESUMOS.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo