No que tange à competência constitucional dos entes da Feder...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (13)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a letra D. Esta questão aborda a estrutura de competências entre os entes federativos na Constituição Federal de 1988. Em uma federação como a do Brasil, a Constituição estabelece claramente quais são as competências da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Entender a distribuição dessas competências é fundamental para resolver questões dessa natureza.
Vamos analisar a alternativa correta:
D - a lei federal é hierarquicamente superior à lei estadual, somente não prevalecendo se houver norma constitucional estadual no mesmo sentido. Igualmente, a lei estadual é hierarquicamente superior à lei municipal, e só não prevalece se houver norma na Lei Orgânica municipal no mesmo sentido.
Essa alternativa é incorreta porque descreve uma situação que não está de acordo com os princípios do federalismo brasileiro. Não há essa hierarquia linear entre leis federais, estaduais e municipais na forma como a alternativa sugere. Cada ente federativo tem competências próprias e, quando legisla dentro de sua competência, sua lei tem plena eficácia. No caso de conflito entre leis de diferentes entes federativos, o que deve ser analisado é o âmbito de competência e não uma suposta hierarquia.
Por exemplo, as leis federais não são hierarquicamente superiores às leis estaduais ou municipais de forma geral. A superioridade ocorre quando se trata de uma competência legislativa privativa da União ou quando a União estabelece normas gerais em uma competência concorrente. No entanto, os Estados podem legislar sobre normas específicas dentro de suas jurisdições, e os Municípios possuem competência para legislar sobre assuntos de interesse local. Se uma Lei Orgânica Municipal dispuser de forma diferente sobre um tema de interesse local, não é por ser "hierarquicamente inferior" que não prevalecerá, mas sim porque poderá estar invadindo uma competência de outro ente federativo.
É importante destacar que a Constituição Federal prevê mecanismos de controle de constitucionalidade para garantir que não haja conflitos entre as legislações dos diferentes entes federativos. Dessa forma, a alternativa D apresenta uma compreensão equivocada sobre a relação entre as leis em nosso sistema federativo.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Somente e concurso público não combinam
Abraços
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo