Conforme consta nas recomendações do Guia Alimentar para Cri...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A questão se refere às recomendações do Guia Alimentar para Crianças Menores de 2 anos, do Ministério da Saúde, que orienta sobre a não introdução de açúcar na dieta de crianças dessa faixa etária. O conhecimento necessário envolve entender os impactos do consumo de açúcar em crianças pequenas e as justificativas para essas recomendações.
A alternativa D é a incorreta com base nas informações do enunciado e do guia alimentar. Embora o mel seja, de fato, desaconselhado para crianças menores de 2 anos devido ao risco de botulismo, o enunciado questiona sobre a introdução de açúcares na dieta. Assim, o mel também é desaconselhado por ser uma fonte de açúcar, independentemente do risco de botulismo.
Agora, vejamos por que as outras alternativas estão corretas:
A - Esta alternativa lista corretamente os tipos de açúcar que não são recomendados para crianças menores de 2 anos, como branco, cristal, demerara, mascavo, entre outros. Todos esses açúcares são desaconselhados para evitar a introdução precoce de açúcar na alimentação da criança.
B - Explica que o consumo precoce de açúcar pode aumentar a chance de ganho de peso na infância e contribuir para o desenvolvimento de obesidade e problemas de saúde na vida adulta. Esta justificativa está alinhada com as preocupações do guia alimentar.
C - Destaca que acostumar a criança a preparações açucaradas pode dificultar a aceitação de alimentos saudáveis como verduras e legumes. Essa afirmação está correta, pois hábitos alimentares são formados desde a infância.
E - Menciona que o consumo de açúcar pode provocar placa bacteriana e cáries, o que está de acordo com as consequências do uso de açúcar em qualquer idade, mais ainda em crianças pequenas.
Portanto, a alternativa D é a que contém uma justificativa incompleta sobre o motivo pelo qual o mel não deve ser oferecido, desconsiderando o aspecto do açúcar.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Resposta: D
Não apenas pelo risco de contaminação, mas também por conter açúcar.
Apesar de o mel ser um produto natural, não é recomendado oferecer esse alimento à criança menor de 2 anos. São dois os motivos: o mel contém os mesmos componentes do açúcar, o que já justifica evitá-lo. Além disso, há risco de contaminação por uma bactéria associada ao botulismo. A criança menor de 1 ano é menos resistente a essa bactéria, podendo desenvolver essa grave doença, que causa sintomas gastrintestinais e neurológicos.
Letra D. O mel é um produto natural, porém, seu uso não é recomendado para crianças menores de dois anos, apenas por apresentar risco de contaminação por bactéria associada ao botulismo.
Justificativa:
Embora o mel realmente apresente risco de contaminação por Clostridium botulinum , bactéria causadora do botulismo, ele também não é recomendado para crianças menores de 2 anos devido ao seu teor de açúcar.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo