Assinale a alternativa correta no que diz respeito aos crim...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q464485 Direito Penal
Assinale a alternativa correta no que diz respeito aos crimes contra a dignidade sexual.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão requer conhecimento sobre a tipificação dos crimes contra a dignidade sexual.

- A opção A está incorreta porque no delito de satisfação de lascívia mediante presença de criança ou adolescente (Artigo 218-A, do Código Penal) é preciso que a vítima seja alguém menor de 14 (catorze) anos.

- A opção B também está incorreta porque no crime de estupro o constrangimento é mediante violência ou grave ameaça e não mediante fraude (Artigo 213, do Código Penal).

- A opção C está errada porque no crime de corrupção de menores a vítima precisa ser menor de 14 (catorze) anos (Artigo 218, do Código Penal).

- A opção D está incorreta porque o crime de estupro de vulnerável a vítima também precisa ser menor de 14 (catorze) anos (Artigo 217- A, do Código Penal).

- A opção E está correta segundo o Artigo 218-B, do Código Penal.

GABARITO DO PROFESSOR: LETRA E.


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO "E".

Favorecimento da prostituição ou de outra forma de exploração sexual de criança ou adolescente ou de vulnerável.

Art. 218-B.  Submeter, induzir ou atrair à prostituição ou outra forma de exploração sexual alguém menor de 18 (dezoito) anos ou que, por enfermidade ou deficiência mental, não tem o necessário discernimento para a prática do ato, facilitá-la, impedir ou dificultar que a abandone:

Pena - reclusão, de 4 (quatro) a 10 (dez) anos.

§ 1o  Se o crime é praticado com o fim de obter vantagem econômica, aplica-se também multa.

§ 2o  Incorre nas mesmas penas: 

I - quem pratica conjunção carnal ou outro ato libidinoso com alguém menor de 18 (dezoito) e maior de 14 (catorze) anos na situação descrita no caput deste artigo;

II - o proprietário, o gerente ou o responsável pelo local em que se verifiquem as práticas referidas no caput deste artigo.

§ 3o  Na hipótese do inciso II do § 2o, constitui efeito obrigatório da condenação a cassação da licença de localização e de funcionamento do estabelecimento


Vale ressaltar ainda que o artigo 218-B do CP, foi incluído pela Lei nº 12,978/2014, no rol dos crimes hediondos, portanto sendo passível de todos os institutos previstos na Lei 8,072/90. 

ALTERNATIVA A) Satisfação de lascívia mediante presença de criança ou adolescente.

Art. 218-A.  Praticar, na presença de alguém menor de 14 (catorze) anos, ou induzi-lo a presenciar, conjunção carnal ou outro ato libidinoso, a fim de satisfazer lascívia própria ou de outrem:


ALTERNATIVA B) Violação sexual mediante fraude (ART. 215 CP)


ALTERNATIVA C) Corrupção de menores

Art. 218.  Induzir alguém menor de 14 (catorze) anos a satisfazer a lascívia de outrem


ALTERNATIVA D) Estupro de vulnerável

Art. 217-A.  Ter conjunção carnal ou praticar outro ato libidinoso com menor de 14 (catorze) anos:


ALTERNATIVA E) CORRETA.

Tenho certa dificuldade nessa parte da matéria, então vamos às condutas:

Quanto às lascívias:

a) Induzir alguem menor de 14 anos a satisfazer lascívia de outrem; (corrupção de menores)

b) Praticar na presença de alguém menor de 14 anos ou induzí-lo a presenciar conjunção carnal ou outro ato libidinoso, a fim de satisfaer lascívia própria ou de outrem (satisfação de lascívia mediante presença de criança ou adolescente);

c)Induzir alguém a satisfazer a lascívia de outrem[18 anos ou mais] (mediação para servir a lascívia de outrem); e

d)Induzir alguém a satisfazer a lascívia de outrem [maior de 14 e menor de 18 anos] (mediação para servir a lascívia de outrem).


Quanto ao favorecimento da prostituição ou de outra forma de exploração sexual de criança ou adolescente ou de vulnerável: a vítima deve ser menor de 18 anos.

A)  Satisfação de lascívia mediante a presença de criança ou adolescente (art. 218 – A do CP) – Praticar, na presença de alguém menor de 14 anos para satisfazer a lascívia de outrem (ERRADA)

B)  Violação mediante fraude (art. 215 do CP) – Ter conjunção carnal ou praticar outra ato libidinoso com alguém, mediante fraude ou outro meio que dificulte a livre manifestação de vontade da vítima (ERRADA);

C)  Corrupção de menores (art. 218 do CP) – Induzir menor de quatorze anos a satisfazer a lascívia de outrem (ERRADA);

D)  Estupro de Vulnerável (art. 217, A do CP) – Ter conjunção carnal ou outro ato libidinoso com menor de quatorze anos (ERRADA);

E)  Favorecimento da prostituição ou de outra forma de exploração sexual de criança ou adolescente ou de vulnerável (art. 218-B) – Submeter, induzir ou atrair à prostituição ou outra forma de exploração sexual alguém menor de dezoito anos ou que, por enfermidade ou deficiência mental, não tem o necessário discernimento para a prática do ato, facilitá-la, impedir ou dificultar que a abandone (CORRETA)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo