A respeito da situação hipotética apresentada, julgue os ite...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q352089 Direito Tributário
        João, com mais de dezoito anos de idade, e seu irmão Pedro, com dezessete anos de idade, ambos residentes no Distrito Federal, em endereço conhecido, constituíram, neste local, um negócio informal e passaram a vender roupas, sem informar esse fato ao fisco, deixando de constar no cadastro fiscal. Após fiscalização, a administração tributária descobriu que a prática da atividade comercial durava mais de dois anos, sem nunca ter sido recolhido nenhum tributo. O fisco lavrou o correspondente auto de infração contra João e Pedro, para cobrar o tributo suprimido.

A respeito da situação hipotética apresentada, julgue os itens seguintes.

Pedro não tem capacidade tributária passiva por ter menos de dezoito anos de idade.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Art. 126, CTN: " A capacidade tributária passiva independe: I - da capacidade civil das pessoas naturais; II -de acha-se a pessoa natural sujeita a medidas que importem privação ou limitação do exercício de atividade civis, comerciais ou profissionais, ou da administração direta de seus bens e negócios; III - de estar a pessoa jurídica regularmente constituída, basta que configure uma unidade econômica ou profissional". O art. 126 do CTN despreza os conceitos de capacidade de exercício atribuídos às pessoas naturais nos arts. 3º e 4º do CCB e de existência legal atribuído às pessoas jurídicas (art. 45, CCB).

A capacidade tributária passiva independe da capacidade civil das pessoas, ou seja, qualquer pessoa civilmente capaz ou não, será contribuinte de tributos. Quando uma pessoa não possui capacidade civil, a responsabilidade do recolhimento do tributo. Ex: Criança de 7 anos de idade é proprietária de imóvel urbano, por consequência é contribuinte do IPTU, mas a responsabilidade pelo pagamento é dos pais da criança, por esta não possuir capacidade civil.

Complementando, caderno Sabbag:


A capacidade tributária passiva é plena”.


A capacidade tributária não tem conexão com a capacidade ou incapacidade civil. Ex: menor; incapazes no plano civil; recém-nascido...


Ex: O menor pode vir a ter capacidade tributária, ou seja, poderá, p.ex., ter que pagar IPTU, todavia, quem fará o pagamento será o representante legal do incapaz, e não o próprio incapaz.


Abraços e bons estudos.




Gabarito: errado (vide artigo 126, CTN)

O direito tributário é mau que nem o pica pau

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo