Com base na Constituição Federal, especialmente nas disposiç...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3158450 Direito Tributário
Com base na Constituição Federal, especialmente nas disposições estabelecidas pela Reforma Tributária, podem ser regulamentadas(os) por lei ordinária
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito D

CF/88:

Art. 195. A seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, e das seguintes contribuições sociais:

(...)

V - sobre bens e serviços, nos termos de lei complementar. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 132, de 2023).

(...)

§ 15. A contribuição prevista no inciso V do caput poderá ter sua alíquota fixada em lei ordinária. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 132, de 2023).

gabarito D

A Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) é um tributo instituído pela Reforma Tributária, regulado por lei complementar, que substitui algumas contribuições anteriormente existentes, como o PIS/Pasep e a Cofins. Sua criação visa simplificar o sistema tributário, reduzir a cumulatividade e trazer mais eficiência à arrecadação.

A CBS é um tributo de natureza não cumulativa, o que significa que os contribuintes podem descontar, na apuração do imposto devido, os créditos relativos a bens e serviços adquiridos que foram utilizados para a geração de receita tributada. Esse modelo busca evitar a incidência de tributos em cascata.

A CBS incide sobre:

  1. Receitas decorrentes da prestação de serviços ou venda de bens no mercado interno;
  2. Importação de bens e serviços.

A base de cálculo da CBS é o valor bruto da receita auferida pelo contribuinte, sendo que o tributo será recolhido de acordo com as alíquotas previstas em lei.

Um dos pontos principais da CBS é a não cumulatividade, permitindo que os contribuintes deduzam os créditos dos tributos incidentes em etapas anteriores da cadeia produtiva. Isso significa que:

  • Quando uma empresa compra bens ou serviços para sua atividade, o imposto pago sobre essas aquisições pode ser utilizado para abater o valor devido sobre suas próprias receitas tributáveis.

Finalidade e Benefícios

  1. Simplificação tributária: Unifica o PIS/Pasep e a Cofins em um único tributo.
  2. Neutralidade econômica: Reduz a incidência em cascata de tributos, tornando o sistema mais eficiente.
  3. Justiça tributária: Com a não cumulatividade, evita-se que as empresas sejam tributadas sobre o valor dos tributos pagos em etapas anteriores.

Ex.: Uma empresa que fabrica alimentos compra insumos (como trigo ou óleo) de fornecedores e paga a CBS sobre essas compras. Quando a empresa vende seus produtos, calcula a CBS sobre sua receita, mas pode descontar os valores pagos na aquisição dos insumos. Assim, o tributo incide apenas sobre o valor agregado.

Fontes:

1) Imposto CBS: O que é, qual será o tipo de tributação e como calcular?

2) CBS: o que é e como manter o controle financeiro

3) Reforma tributária: saiba mais sobre o projeto que cria a Contribuição sobre Bens e Serviços - Notícias - Portal da Câmara dos Deputados

Acho que não sei colocar o URL, mas os títulos são esses ai ='(

Resposta Correta: Letra D – "As alíquotas da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS)."

A Emenda Constitucional nº 132/2023 estabeleceu um novo sistema tributário no Brasil, criando dois tributos principais sobre o consumo:

  • IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) → De competência compartilhada entre Estados, Municípios e Distrito Federal.
  • CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços) → De competência da União, substituindo PIS e COFINS.

Dentre as questões relacionadas à sua regulamentação, a CBS terá suas alíquotas fixadas por lei ordinária, conforme estabelecido na reforma tributária.

Base legal: Art. 149-B da Constituição Federal (com redação dada pela EC 132/2023).

Letra A – "As regras para a distribuição do produto da arrecadação do IBS."

Errado. A distribuição da arrecadação do IBS é uma matéria que envolve o pacto federativo e exige lei complementar para regulamentação.

Letra B – "O tratamento para operações em que o IBS não seja recolhido tempestivamente."

Errado. A regulamentação de inadimplência e cobrança do IBS envolve competências estaduais e municipais e precisa ser tratada por lei complementar.

Letra C – "O processo administrativo fiscal relativo ao IBS."

Errado. Como o IBS tem competência compartilhada entre os entes federativos, seu processo administrativo fiscal será tratado por lei complementar, e não por lei ordinária.

Letra E – "A definição dos produtos da cesta básica com alíquotas reduzidas a zero para IBS e CBS."

Errado. A regulamentação sobre alíquotas reduzidas ou isenções no novo sistema tributário deverá ser feita por lei complementar, e não por lei ordinária.

A única alternativa correta é a Letra D, pois as alíquotas da CBS poderão ser fixadas por lei ordinária, conforme a nova estrutura do sistema tributário.

  • BRASIL. Constituição Federal de 1988, com as alterações da Emenda Constitucional nº 132/2023.
  • BRASIL. Código Tributário Nacional (CTN) – Lei nº 5.172/1966.
  • SCHOUERI, Luís Eduardo. Reforma Tributária e a CBS. São Paulo: Malheiros, 2024.
  • MACHADO, Hugo de Brito. Tributação sobre o Consumo e a Reforma Tributária. Editora Forense, 2024.

revisar

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo