Analise estas afirmativas sobre quem poderá fazer por escri...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q127271 Direito Processual Civil - CPC 1973
Analise estas afirmativas sobre quem poderá fazer por escrito o seu protesto, em petição dirigida ao juiz, requerendo que do mesmo se intime a quem de direito e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) Todo aquele que desejar prevenir responsabilidade.
( ) Todo aquele que desejar prover a conservação e ressalva de seus direitos.
( ) Todo aquele que desejar manifestar qualquer intenção de modo formal.
Assinale a alternativa que apresenta a seqüência de letras CORRETA.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Alternativa correta B.

As assertivas estão de acordo com o art. 867 do CPC.

Art. 867. Todo aquele que desejar prevenir responsabilidade, prover a conservação e ressalva de seus direitos ou manifestar qualquer intenção de modo formal, poderá fazer por escrito o seu protesto, em petição dirigida ao juiz, e requerer que do mesmo se intime a quem de direito.

Bons Estudos!
Essa questão não deveria estar classificada como "Petição Inicial". Refere-se aos procedimentos cautelares específicos.

Art. 726. Quem tiver interesse em manifestar formalmente sua vontade a outrem sobre assunto juridicamente relevante poderá notificar pessoas participantes da mesma relação jurídica para dar-lhes ciência de seu propósito.

§ 1º Se a pretensão for a de dar conhecimento geral ao público, mediante edital, o juiz só a deferirá se a tiver por fundada e necessária ao resguardo de direito.

§ 2º Aplica-se o disposto nesta Seção, no que couber, ao protesto judicial.

“Para que serve o protesto judicial?

 O protesto judicial tem duas finalidades principais: cobrar o devedor e garantir a segurança do credor.

De acordo com a , “protesto é o ato formal e solene pelo qual se prova a inadimplência e o descumprimento de obrigação originada em títulos e outros documentos de dívida”. O protesto judicial diz respeito à decisão judicial transitada em julgado, que é um título executivo. Na decisão, o magistrado determina que o devedor é obrigado a pagar a dívida constante no processo. Isso traz segurança ao credor, pois sua dívida já foi reconhecida pela justiça. No entanto, se o devedor não efetuar o pagamento de boa vontade em até 15 dias, o credor pode pressioná-lo com o protesto judicial. Na prática, o instrumento força o devedor a quitar seu débito. E essa cobrança é contundente, pois há publicidade do registro do protesto judicial. Dessa maneira, ele se sente coagido para cumprir sua obrigação em face do credor. Afinal, é melhor realizar o pagamento para manter seu prestígio social do que ficar com o nome sujo.” ( https://finchsolucoes.com.br/pt_br/para-que-serve-protesto- udicial#:~:text=O%20protesto%20judicial%20diz%20respeito,j%C3%A1%20foi%20reconhecida%20pela%20justi%C3%A7a.)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo