Acerca das noções gerais, dos tipos penais e da responsabil...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2023 Banca: Quadrix Órgão: CRO-PB Prova: Quadrix - 2023 - CRO-PB - Fiscal |
Q2135055 Direito Penal

Acerca das noções gerais, dos tipos penais e da responsabilidade dos profissionais em odontologia, julgue o item. 


Aquele que imputar a alguém a prática de um crime, sabendo‑o inocente, incorrerá no crime de difamação e poderá ser responsabilizado penalmente por tal conduta.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Essa questão exigia conhecimento acerca dos crimes contra a honra. Somente com a letra de lei já era possível constatar que a assertiva está ERRADA, uma vez que a imputação de um fato criminoso configura o crime de CALÚNIA, e não de difamação. Nos dois crimes contra a honra, calúnia e difamação, ocorre a imputação de um FATO DETERMINADO. A diferença entre os dois delitos é que na calúnia esse fato é criminoso, e na difamação é qualquer fato ofensivo a honra, que não seja criminoso. Para configurar a calúnia é necessário que o agente saiba que a vítima é inocente, sendo requisito do crime de calúnia a “falsidade da imputação", isso porque só há crime de calúnia quando a imputação é falsa, pois se verdadeira o fato é atípico. A falsidade pode se referir à existência do fato ou à autoria. Ex. imputa-se a determinada pessoa um fato criminoso que nem existiu ou então o delito até existiu, mas o autor foi outra pessoa. Se a imputação é falsa, mas o sujeito acreditava categoricamente que ela era verdadeira, por erro plenamente justificado pelas circunstâncias, não responde pelo crime de calúnia por ter se verificado o erro de tipo.

Gabarito da Banca: ERRADO

Gabarito do Professor: ERRADO

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: errado

Art. 138 DO CP - Caluniar alguém, imputando-lhe falsamente fato definido como crime:

       Pena - detenção, de seis meses a dois anos, e multa.

       § 1º - Na mesma pena incorre quem, sabendo falsa a imputação, a propala ou divulga.

       § 2º - É punível a calúnia contra os mortos.

Gabarito: ERRADO.

Aquele que imputar a alguém a prática de um crime, sabendo‑o inocente, incorrerá no crime de difamação e poderá ser responsabilizado penalmente por tal conduta.

Assertiva correta seria: Aquele que imputar a alguém a prática de um crime, sabendo‑o inocente, incorrerá no crime de calúnia e poderá ser responsabilizado penalmente por tal conduta.

Para configuração da calúnia, é necessário que a ocorra a imputação falsa de fato definido como crime. Deve ser imputado falsamente um fato determinado, devidamente situado no tempo e no espaço. Além disso, esse fato falsamente imputado deve ser definido como crime pela lei penal.

+

Jurisprudência em Teses (Ed. 130)

1) Para a configuração dos crimes contra a honra, exige-se a demonstração mínima do intento positivo e deliberado de ofender a honra alheia (dolo específico), o denominado animus caluniandi, diffamandi vel injuriandi.

(...)

7) Expressões eventualmente contumeliosas, quando proferidas em momento de exaltação, bem assim no exercício do direito de crítica ou de censura profissional, ainda que veementes, atuam como fatores de descaracterização do elemento subjetivo peculiar aos tipos penais definidores dos crimes contra a honra.

Fonte: dizer o direito

Gab Errado

Calúnia: Dizer de forma mentirosa que alguém cometeu um crime.

Difamação: Atribuir fato negativo (que não seja crime) a alguém publicamente.

Injúria: Ofender alguém (xingar)

@carreiraspoliciaisdf

ERRADO



Imputar a alguma pessoa fato definido como crime é a CALÚNIA e não difamação.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo