A respeito da pedagogia da autonomia, proposta por Paulo Fre...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q558608 Pedagogia
A respeito da pedagogia da autonomia, proposta por Paulo Freire, julgue o item seguinte.

Ensinar exige liberdade, autoridade e apreensão da realidade.


Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: C - certo

A pedagogia da autonomia, desenvolvida por Paulo Freire, é uma abordagem educacional que enfatiza a importância da construção do conhecimento de forma ativa e participativa pelos estudantes. O educador, neste contexto, atua como um facilitador do processo de ensino-aprendizagem.

Ensinar exige liberdade: Esta afirmação destaca que professores e alunos devem ter a liberdade de expressar seus pensamentos e opiniões, contribuindo para um ambiente de aprendizado democrático e colaborativo.

Ensinar exige autoridade: Autoridade, no contexto freiriano, não se confunde com autoritarismo. Paulo Freire defende uma autoridade docente que é exercida com respeito e ética, promovendo um espaço de respeito mútuo entre aluno e professor.

Ensinar exige apreensão da realidade: A prática educativa deve estar conectada com a realidade dos alunos, reconhecendo seus saberes prévios e a cultura que os envolve. Essa conexão é essencial para tornar o aprendizado significativo e relevante para a vida dos estudantes.

Portanto, o item está correto, pois reflete os princípios fundamentais da pedagogia da autonomia propostos por Paulo Freire.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

http://paraosprofessores.blogspot.com.br/2013/09/resumo-do-livro-paulo-freire-pedagogia.html
CAPÍTULO 2 - ENSINAR NÃO É TRANSFERIR CONHECIMENTO
6. ENSINAR EXIGE APREENSÃO DA REALIDADE - Preciso conhecer as diferentes dimensões da prática educativa, tornando-me mais seguro em meu desempenho. O homem é um ser consciente que usa sua capacidade de aprender não apenas para se adaptar, mas sobretudo para transformar a realidade.A memorização mecânica não é aprendizado verdadeiro do conteúdo. Somos os únicos seres que social e historicamente, nos tornamos capazes de apreender. Para nós, aprender é aventura criadora, é construir, reconstruir, constatar para mudar, e isto não se faz sem abertura ao risco.O papel fundamental do professor progressista é contribuir positivamente para que o educando seja artífice de sua formação, e ajudá-lo nesse empenho. Deve estar atento à difícil passagem da heteronomia para a autonomia para não perturbar a busca e investigações dos educandos.CAPÍTULO 3 - ENSINAR É UMA ESPECIFICIDADE HUMANA
4. ENSINAR EXIGE LIBERDADE E AUTORIDADE - A autonomia vai se constituindo na experiência de várias e inúmeras decisões que vão sendo tomadas. Vamos amadurecendo todo dia, ou não. A autonomia, enquanto amadurecimento do ser por si, é processo; é vir a ser. Não posso aprender a ser eu mesmo se não decido nunca porque há sempre alguém decidindo por mim.Quanto mais criticamente assumo a liberdade, tanto mais autoridade ela tem para continuar lutando em seu nome.
Autoridade? Confere?

É preciso distinguir autoridade de autoritarismo

O educador, que em sua prática busca promover a autonomia dos educandos, deve estar atento à relação autoridade-liberdade. Para que haja a necessária disciplina sem haver autoritarismo ou licenciosidade, o equilíbrio entre ambas é necessário. "O autoritarismo é a ruptura em favor da autoridade contra a liberdade e a licenciosidade, a ruptura em favor da liberdade contra a autoridade" (FREIRE, 2000a, p. 99). Assim o autoritarismo não é mais autoridade, mas abuso de autoridade, a licenciosidade não é mais liberdade, mas depravação da liberdade. Ambos são nocivos à autonomia, já que o autoritarismo mantém o educando excessivamente dependente da autoridade e poda a liberdade de escolher e fazer por si mesmo. 
      Para Freire (idem, p. 102-103), a autoridade docente precisa estar fundada na autoridade da competência, não que a competência técnica na área em que atua seja suficiente para garantir a autoridade, mas a incompetência profissional a desqualifica. A autoridade está relacionada com promover, incentivar, por isso demanda generosidade. A autoridade não pode cair no autoritarismo, caso em que educar é para a servilidade, que é uma forma de heteronomia. A autoridade que é democrática se preocupa com a construção de um clima de real disciplina, de respeito. Procura levar o educando a construir, por meio de sua liberdade e fundado na responsabilidade, a autonomia. 

 

Paulo Freire

CORRETO.  Pedagogia da autonomia de FREIRE, no capítulo 2 afima que:  Ensinar exige apreensão da realidade. no capítulo 3: Ensinar exige liberdade e autoridade.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo