"A maior parte dos adolescentes passam a maior parte do seu ...
"A maior parte dos adolescentes passam a maior parte do seu tempo na escola onde começam a se sociabilizar, aflorando sua sexualidade devido ao desenvolvimento corporal gerado pelos hormônios.
A escola é o ambiente onde a interação com o mundo ao redor e com as pessoas que o cercam acontece. Depois do ambiente familiar é a escola que complementa a educação dada pela família onde são abordados temas mais complexos que no dia-a-dia não são ensinados e aprendidos, tendo esta uma imensa responsabilidade na formação afetiva e emocional de seus alunos. E quanto ao assunto sexo e sexualidade? Qual o papel da escola frente a esse tema?
A escola não deve nem vai tomar o lugar da família, mas cabe a ela possibilitar uma aprendizagem correta, já que essa instituição visa o crescimento do indivíduo como um todo. A educação sexual acontece no seio familiar. É uma experiência pessoal contida de valores e condutas transmitidos pelos pais e por pessoas que o cercam desde bebê. Já a Orientação Sexual é dada pela escola onde são feitas discussões e reflexões à respeito do tema de uma maneira formal e sistematizada que constitui em uma proposta objetiva de intervenção por parte dos educadores.
O que nos cabe é refletir acerca da importância da Orientação Sexual na Escola para a construção da cidadania, de uma sociedade livre de falso moralismo e mais feliz. "
BERALDO, F. M. N. Sexualidade e escola: um espaço de intervenção. Scielo, Campinas, v. 7, jun. 2003 Disponível em:. Acesso em: 20 mai. 18.
Com relação a orientação sexual do aluno qual deve ser o papel do psicólogo escolar, assinale a alternativa
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a Alternativa C.
Comentário sobre a questão:
A questão aborda o papel da orientação sexual na escola, destacando a importância de lidar com o tema de forma responsável e educativa, sem substituir o papel da família, mas complementando-o. A ênfase está em uma abordagem que favoreça a construção da cidadania e elimine preconceitos.
Justificativa da alternativa correta:
A Alternativa C é a correta porque descreve de forma clara e coerente o que se espera do trabalho de orientação sexual na escola. Esse trabalho busca realizar mudanças nos padrões de comportamento e aborda três aspectos fundamentais:
- Transmissão de informações de maneira verdadeira;
- Eliminação do preconceito;
- Atuação na área afetivo-emocional.
Além disso, a alternativa menciona métodos adequados para abordar o tema, como aulas expositivas e dinâmicas de grupo, sem envolver questões de avaliação, o que é condizente com a finalidade educativa do tema.
Análise das alternativas incorretas:
Alternativa A: Esta alternativa sugere que apenas especialistas em sexologia podem falar sobre o tema, o que não é verdade. A orientação sexual na escola pode ser conduzida por educadores preparados, que estejam informados e confortáveis com o tema.
Alternativa B: Afirma que o educador não precisa ser livre de preconceitos, o que é inadequado. Para ministrar uma orientação sexual eficaz, o educador deve estar livre de mitos e preconceitos, para proporcionar um ambiente seguro e acolhedor aos alunos.
Alternativa D: Sugere repreender alunos por condutas naturais, como tocar os genitais, o que pode gerar sentimentos de culpa e vergonha. A orientação deve ser guiada pelo entendimento e respeito ao desenvolvimento natural da sexualidade.
Alternativa E: Propõe contar tudo sobre sexualidade sem considerar a preparação e maturidade da criança. A orientação deve ser adequada à idade e estágios de desenvolvimento dos alunos, respeitando seus ritmos de compreensão.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo