Com base na Lei n.º 12.618/2012, que dispõe sobre o regime d...
Com base na Lei n.º 12.618/2012, que dispõe sobre o regime de previdência complementar para os servidores públicos federais titulares de cargo efetivo, julgue o item a seguir. Com base na Lei n.º 12.618/2012, que dispõe sobre o regime de previdência complementar para os servidores públicos federais titulares de cargo efetivo, julgue o item a seguir.
É vedada a criação de fundação de previdência complementar que contemple os servidores públicos dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Questão ERRADA.
Nos termos do art. 4º, § 2º, da Lei 12.618/12:
§ 2º Por ato conjunto das autoridades competentes para a criação das fundações previstas nos incisos I a III, poderá ser criada fundação que contemple os servidores públicos de 2 (dois) ou dos 3 (três) Poderes.
A Lei 12.618/2012 autorizou a criação de fundações de previdência complementar para os servidores públicos dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário:
- Funpresp-Exe
- Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Executivo
- Funpresp-Leg
- Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Legislativo
- Funpresp-Jud
- Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Judiciário
A lei também permite a criação de uma fundação que contemple os servidores públicos de dois ou três poderes, mediante ato conjunto das autoridades competentes.
A previdência complementar é uma alternativa para os servidores públicos aumentarem a sua reserva para a aposentadoria. Ela é facultativa e permite que os trabalhadores acumulem recursos financeiros para garantir uma renda adicional na aposentadoria e uma pensão para os dependentes.
As fundações de previdência complementar são entidades de direito privado, mas com natureza pública. Elas têm autonomia administrativa, financeira e gerencial, e estão sujeitas a fiscalização por órgãos de controle e pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc).
SERTÃO!!!
A alternativa correta é Errado. A Lei nº 12.618/2012, que estabelece o regime de previdência complementar para os servidores públicos federais titulares de cargo efetivo, não veda a criação de fundações de previdência complementar para os servidores dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Pelo contrário, a lei permite a criação dessas fundações, que podem ser responsáveis pela gestão do regime de previdência complementar dos servidores públicos. Essas fundações podem ser criadas para garantir a execução do regime de previdência complementar, desde que sejam regulamentadas e atendam às exigências legais para tal fim. Portanto, não é vedada a criação de fundações para o regime de previdência complementar.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo