Com relação ao disposto no Livro Quinto do Regulamento atua...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1636137 Direito Tributário

Com relação ao disposto no Livro Quinto do Regulamento atual do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS), analise as afirmativas abaixo:


I. A autorização da autoridade hierarquicamente superior é condição necessária para o que o servidor responsável por fiscalização possa solicitar a instituições financeiras em funcionamento no Estado informações sobre negócios de terceiros.

II. A preterição do direito de defesa nulifica a decisão proferida, ainda que exarada de autoridade plenamente competente.

III. O embaraço à fiscalização sujeita o infrator a multa que varia de 1.000 (mil) a 10.000 (dez mil) UPF-PA, conforme a gravidade da conduta.

IV. A participação em leilão fiscal de mercadorias destinadas à comercialização é restrita às pessoas jurídicas, porém, os leilões fiscais de bens de outra natureza serão públicos, permitindo a participação de quaisquer pessoas, físicas ou jurídicas, sem restrição.

V. Permitir a realização de intervenção técnica em equipamento emissor de cupom fiscal por empresa não-credenciada para esse fim, junto à Secretaria Executiva de Estado da Fazenda, sujeita o infrator a multa equivalente a 1.000 (mil) UPF-PA por documento.


A alternativa que contém todas as afirmativas corretas é:

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O QC poderia organizar melhor essas questões sobre legislação tributária específica de cada estado, separando-as da parte geral de ICMS em Direito Tributário.

Gabarito da Banca: D

I) Correto. Previsto no art. 745, parágrafo 1º, inc. I do RICMS/PA:

Art. 745. São obrigados a prestar ao Fisco estadual, em face de solicitação escrita, todas as informações de que disponham com relação a bens, negócios ou atividades de terceiros:

II - as instituições financeiras em funcionamento no Estado;

§ 1º Para os fins previstos neste artigo, observar-se-á o seguinte:

I - são competentes para a formulação dos pedidos de esclarecimento ou informação os servidores referidos no art. 738, quando autorizados por autoridade fiscal hierarquicamente superior;

II) CorretoPreterir é o mesmo que desconsiderar o direito de defesa do contribuinte. Isso torna a decisão nula, de acordo com o art. 735, inc. II do RICMS/PA:

Art. 735. São nulos:

I -os atos e termos lavrados por pessoa incompetente;

II - os despachos e decisões proferidas por autoridade incompetente ou com preterição do direito de defesa.

III) Incorreto. A penalidade seria entre 600 e 10.000 UPF-PA, de acordo com o art. 729, REVOGADO pelo Decreto 73/19:

IV) Incorreto. Os servidores púbicos em exercício na Secretaria de Estado da Fazenda Pública também estarão impedidos de participar de leilão fiscal de bens ou mercadorias, mesmo que não destinadas à comercialização ou outros atos de comércio sujeitos ao ICMS. Isso está previsto no art. 769:

Art. 769. O leilão fiscal será público, não podendo participar como arrematante:

I - servidor público, em exercício na Secretaria de Estado da Fazenda;

II - pessoa física, em relação aos lotes de mercadorias ou bens destinados à comercialização ou a outros atos de comércio sujeitos ao ICMS.

V) Correto. É o que era previsto no REVOGADO art. 729, inc. V, alínea “q” do RICMS/PA. Uma questão desse tipo não seria uma boa ideia para ser inserida numa prova como essa. Pura decoreba!!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo