Lucas, loiro de olhos claros, praticante de religião de matr...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2465325 Legislação Federal
Lucas, loiro de olhos claros, praticante de religião de matriz africana, sofreu um acidente e ficou internado no hospital Lar Sagrado. Sua família solicitou que seu Babalorixá (pai de santo) fosse até o hospital para promover-lhe assistência religiosa, o que foi negado pelo hospital. Com base no Estatuto Nacional de Igualdade Racial, Lei nº 12.288/2010, a atitude do hospital foi:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito letra A.

Art. 25. É assegurada a assistência religiosa aos praticantes de religiões de matrizes africanas internados em hospitais ou em outras instituições de internação coletiva, inclusive àqueles submetidos a pena privativa de liberdade.

De acordo com o Estatuto Nacional de Igualdade Racial (Lei nº 12.288/2010), o artigo 7º assegura aos praticantes de religiões de matriz africana o direito de receberem assistência religiosa em hospitais e em outros estabelecimentos de atendimento público. A negativa do hospital, portanto, foi incorreta, uma vez que a legislação garante esse direito àqueles que professam religiões de matriz africana, sem distinção.

A alternativa correta é:

A - Incorreta, visto que a Legislação assegura a assistência religiosa aos praticantes de religiões de matrizes africanas internados em hospitais.

Explicação: De acordo com o Estatuto Nacional da Igualdade Racial (Lei nº 12.288/2010), as religiões de matrizes africanas têm os mesmos direitos de serem respeitadas e assistidas que qualquer outra religião. A lei assegura que a assistência religiosa deve ser garantida a todos os pacientes internados, independentemente de sua religião, e, portanto, o hospital deveria permitir que o Babalorixá de Lucas fosse até ele, para oferecer a assistência religiosa desejada.

Portanto, a atitude do hospital foi incorreta, pois a legislação garante a assistência religiosa para todos, incluindo os praticantes de religiões de matrizes africanas.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo