A cirurgia precoce (em até 72 horas) é a melhor opção no ma...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é C - certo.
O tema central da questão é o manejo da colecistite aguda, que é a inflamação da vesícula biliar, geralmente causada por obstrução do ducto cístico por um cálculo biliar (pedra na vesícula). Para resolver essa questão, é necessário ter conhecimentos sobre o diagnóstico e o tratamento dessa condição, especialmente em relação à abordagem cirúrgica.
A paciente descrita possui fatores de risco clássicos para doenças da vesícula biliar, como obesidade, hipertensão e diabetes. Os sintomas relatados, como dor no hipocôndrio direito com irradiação para as costas, perda de peso por medo de comer e sinal de Murphy positivo, são indicativos de colecistite aguda.
O sinal de Murphy é um achado clínico específico para essa condição, onde há dor e interrupção da inspiração durante a palpação do quadrante superior direito do abdome, indicando inflamação da vesícula.
A alternativa correta, C, afirma que a cirurgia precoce (em até 72 horas) é a melhor opção no manejo da colecistite aguda. Isso está correto porque estudos mostram que a colecistectomia precoce está associada a melhores resultados, diminuindo o risco de complicações e tempo de internação hospitalar.
Já a alternativa E - errado não está correta porque atrasar a cirurgia pode levar a complicações como perfuração da vesícula, abscesso e peritonite, além de um aumento na probabilidade de reintervenções cirúrgicas.
Portanto, a abordagem cirúrgica precoce é recomendada para evitar complicações e melhorar o prognóstico do paciente.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo