Em relação à seguridade social e ao regime próprio de previd...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2564884 Direito Previdenciário

Em relação à seguridade social e ao regime próprio de previdência social (RPPS), julgue o item subsequente. 


Incidirá contribuição previdenciária sobre os valores recebidos pelo segurado a título de aposentadoria, salário-maternidade e auxílio por incapacidade temporária.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão pede o conhecimento acerca da contribuição dos segurados do regime próprio de previdência social. O regime próprio de previdência social dos servidores titulares de cargos efetivos terá caráter contributivo e solidário, mediante contribuição do respectivo ente federativo, de servidores ativos, de aposentados e de pensionistas, observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial. 

No que concerne às contribuições previdenciárias, incidirão o sobre os proventos de aposentadorias e pensões que superem o limite máximo estabelecido para os benefícios do regime geral de previdência social de que trata o art. 201, com percentual igual ao estabelecido para os servidores titulares de cargos efetivos, de acordo com o art. 40, §18 da Constituição Federal.
Dessa forma, incide a contribuição sob a aposentadoria e pensão por morte.

Os afastamentos por incapacidade temporária para o trabalho e o salário-maternidade serão pagos diretamente pelo ente federativo e não correrão à conta do regime próprio de previdência social ao qual o servidor se vincula, conforme o art. 9º, § 2º e 3º da EC 103/2019.


Gabarito da professora: Errado.


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Não incide contribuição sobre aposentadoria e pensão.

Art. 195, CF.: A seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, e das seguintes contribuições sociais:

[...]

II - do trabalhador e dos demais segurados da previdência social, podendo ser adotadas alíquotas progressivas de acordo com o valor do salário contribuição, não incidindo contribuição sobre aposentadoria e pensão concedidas pelo Regime Geral de Previdência Social.

EDIT:

Os colegas chamaram minha atenção pro fato de que a questão trata sobre o RPPS, e não sobre o RGPS, como eu mencionei no comentário. Colo aqui, então, a fundamentação correta, deixando também o art. acerca do RGPS, só a título de informação complementar.

Bons estudos! :D

§ 18. Incidirá contribuição sobre os proventos de aposentadorias e pensões concedidas pelo regime de que trata este artigo que superem o limite máximo estabelecido para os benefícios do regime geral de previdência social de que trata o art. 201, com percentual igual ao estabelecido para os servidores titulares de cargos efetivos.

Sobre o RPPS e aquestão lança um Salário maternidade e auxílio por incapacidade temporária???

Só existem 2 benefícios no RPPS: Aposentadorias e pensão por morte, de cara ja estaria errada.

CF

Art. 40. O regime próprio de previdência social dos servidores titulares de cargos efetivos terá caráter contributivo e solidário, mediante contribuição do respectivo ente federativo, de servidores ativos, de aposentados e de pensionistas (aposentados e pensionistas apenas do valor que superar o teto do RGPS), observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial.

§ 18. Incidirá contribuição sobre os proventos de aposentadorias e pensões concedidas pelo regime de que trata este artigo que superem o limite máximo estabelecido para os benefícios do regime geral de previdência social de que trata o art. 201, com percentual igual ao estabelecido para os servidores titulares de cargos efetivos.

Gabarito: errado

De acordo com a legislação previdenciária, incide contribuição sobre o salário maternidade (art. 214, § 9º, I, do RPS)

Inclusive, o único benefício previdenciário que integra o salário de contribuição é o salário maternidade.

De acordo com o STF (TEMA 72), é INCONSTITUCIONAL a incidência da contribuição previdênciária a cargo do empregador/empresa sobre o salário maternidade.

No RPPS há incidência de contribuições em aposentadorias e pensões.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo