Reclamante ajuizou reclamação trabalhista individual...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2564896 Direito Processual do Trabalho

        Reclamante ajuizou reclamação trabalhista individual contra município do interior do Rio Grande do Norte, tendo sido concedida a tutela provisória na própria sentença, que condenou o reclamado a pagar o valor de 50 salários mínimos, não tendo havido condenação em honorários.


Acerca dessa situação hipotética e de aspectos a ela pertinentes, julgue o item seguinte com base na legislação trabalhista e na jurisprudência do TST. 


A tutela provisória concedida na sentença em apreço não comporta impugnação pela via do mandado de segurança. 

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

CERTO

Súmula 414, TST:"

I - Não cabe mandado de segurança contra decisão judicial passível de reforma mediante recurso próprio, ainda que com efeito diferido.

II - No caso de concessão de tutela provisória, poderá o interessado interpor o recurso próprio, assegurado, se for o caso, o efeito suspensivo mediante medida cautelar, incidente ou inominada, ou tutelas provisórias requeridas no próprio recurso."

OJ 92 da SDI-II do TST:"MANDADO DE SEGURANÇA. TUTELA ANTECIPADA (tutela provisória). CONCESSÃO OU INDEFERIMENTO. CABIMENTO. (DJ 11.08.2003). Não cabe mandado de segurança contra decisão judicial passível de reforma mediante recurso próprio."

Assim, tanto a Súmula 414 quanto a OJ 92 da SDI-II do TST deixam claro que a impugnação de tutela provisória concedida em sentença deve ocorrer por meio do recurso ordinário, não sendo cabível o mandado de segurança.

Lembro ainda, em complemento ao colega:

"Não cabe mandado de segurança contra ato judicial passível de recurso ou correição" (Súmula 267 /STF), sob pena de ser utilizado como sucedâneo (substituto) recursal.

A lei do MS (12.016) também dispõe:

Art. 5o Não se concederá mandado de segurança quando se tratar: [...] II - de decisão judicial da qual caiba recurso com efeito suspensivo; III - de decisão judicial transitada em julgado.

ADENDO

Recurso ordinário - tutela provisória é concedida na sentença.

Mandado de segurança - tutela provisória é concedida antes da sentença.

MANDADO DE SEGURANÇA. TUTELA PROVISÓRIA CONCEDIDA ANTES OU NA SENTENÇA (nova redação em decorrência do CPC de 2015) - Res. 217/2017 - DEJT divulgado em 20, 24 e 25.04.2017

I – A tutela provisória concedida na sentença não comporta impugnação pela via do mandado de segurança, por ser impugnável mediante recurso ordinário. É admissível a obtenção de efeito suspensivo ao recurso ordinário mediante requerimento dirigido ao tribunal, ao relator ou ao presidente ou ao vice-presidente do

tribunal recorrido, por aplicação subsidiária ao processo do trabalho do artigo 1.029, § 5º, do CPC de 2015.

II – No caso de a tutela provisória haver sido concedida ou indeferida antes da sentença, cabe mandado de segurança, em face da inexistência de recurso próprio.

III – A superveniência da sentença, nos autos originários, faz perder o objeto do mandado de segurança que impugnava a concessão ou o indeferimento da tutela provisória.

Várias questões CESPE sobre isso aí. Eles gostam.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo