Veiga (2002), na obra “Projeto político-pedagógico da escola...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2155695 Pedagogia
Veiga (2002), na obra “Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível”, apresenta o projeto político-pedagógico não como um simples agrupamento de planos de ensino e de atividades diversas. Na visão da autora, o projeto não é algo que é feito e em seguida arquivado ou encaminhado às autoridades educacionais como prova do cumprimento de tarefas burocráticas, uma vez que ele é construído e vivenciado em todos os momentos, por todos os envolvidos com o processo educativo da escola.
De acordo com Veiga (2002) e suas conceituações acerca do projeto político-pedagógico, analise as afirmativas a seguir e assinale com (V) as VERDADEIRAS e com (F) as FALSAS.
I - ( ) O projeto busca um rumo, uma direção. É uma ação intencional com um sentido explícito, com um compromisso definido coletivamente.
II - ( ) Todo projeto pedagógico da escola é também um projeto político, por estar intimamente articulado ao compromisso sociopolítico, com os interesses reais e coletivos da população majoritária.
III - ( ) O projeto é político no sentido de compromisso com a formação do cidadão alienado, que não se curva à tolerância, nos tipos mais sociáveis de comunidade.
IV - ( ) O projeto é pedagógico, no sentido de refutar as ações educativas e as características necessárias às escolas, uma vez que deve ser feito dentro de uma instituição de educação não formal – geralmente uma consultoria especializada para a sua realização.
V - ( ) Político e pedagógico têm uma significação indissociável, o que leva o projeto políticopedagógico a ser considerado como um processo permanente de reflexão e de discussão dos problemas da escola, na busca de alternativas viáveis à efetivação de sua intencionalidade.

Assinale a sequência CORRETA.  
Alternativas