A Convenção nº 155 da Organização Internacional do Trabalho ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q378185 Segurança e Saúde no Trabalho
A Convenção nº 155 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que trata da Segurança e Saúde dos Trabalhadores, foi ratificada e promulgada no Brasil na década de 1990. Entre seus postulados, assinala a “necessidade de estudos periódicos, globais ou referentes a determinados setores, da situação em matéria de segurança e saúde dos trabalhadores e meio ambiente de trabalho, para identificação de problemas principais, proposição e priorização de medidas e avaliação de resultados.” No referido texto, o propósito da OIT foi:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é B - estimular a realização de pesquisas, tais como as epidemiológicas e ergonômicas.

A Convenção nº 155 da OIT é um importante marco legal que estabelece diretrizes para a promoção da segurança e saúde dos trabalhadores em nível internacional. Este documento foi ratificado pelo Brasil na década de 1990 e visa criar um ambiente de trabalho mais seguro e saudável, promovendo a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.

Justificativa da Alternativa Correta:

A opção B é a correta pois a convenção destaca a importância de realizar estudos periódicos abrangendo diferentes aspectos, como segurança, saúde e meio ambiente de trabalho. A ênfase está na identificação de problemas e na proposição de medidas para melhorar as condições de trabalho, o que inclui estudos epidemiológicos e ergonômicos. Tais pesquisas são fundamentais para entender as principais causas de acidentes e problemas de saúde no trabalho, permitindo a elaboração de estratégias de prevenção mais eficazes.

Análise das Alternativas Incorretas:

A - ressaltar a necessidade de realização de exames médicos periódicos: Esta alternativa foca em exames médicos, que são apenas um dos aspectos da saúde e segurança no trabalho. A convenção abrange um escopo mais amplo, não se limitando a exames médicos.

C - priorizar os estudos quantitativos sobre o ambiente de trabalho: Embora os estudos quantitativos sejam importantes, a convenção não prioriza este tipo de estudo em detrimento de outros. O objetivo é uma abordagem abrangente, incluindo aspectos qualitativos, para uma análise completa das condições de trabalho.

D - evitar que inquéritos sejam realizados a esmo, comprometendo a produção: Esta alternativa subentende uma preocupação com a desorganização dos inquéritos, o que não é o foco central da convenção. O propósito principal é promover a realização de estudos organizados e fundamentados, mas com o objetivo de melhorar a segurança e a saúde no trabalho, e não necessariamente evitar a desorganização.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Art. 7 — A situação em matéria de segurança e saúde dos trabalhadores e meio-ambiente de trabalho deverá ser examinada, a intervalos adequados, globalmente ou com relação a setores determinados, com a finalidade de se identificar os principais problemas, elaborar meios eficazes para resolvê-los, definir a ordem de prioridade das medidas que forem necessário adotar, e avaliar os resultados.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo