Com relação aos conceitos e aplicações dos controles em gera...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q642717 Controle Externo

Com relação aos conceitos e aplicações dos controles em geral no âmbito da administração pública, julgue o item a seguir. Nesse sentido, considere que as siglas CF, CE/SC, TCU e TCE/SC, sempre que empregadas, se referem, respectivamente, a Constituição Federal de 1988, Constituição do Estado de Santa Catarina, Tribunal de Contas da União e Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina.

O controle externo foi consideravelmente ampliado pela CF, compreendendo a função, entre outras, de consulta, como, por exemplo, na manifestação do TCU sobre as contas prestadas pelo presidente da República, realizada antes do julgamento dessas contas pelo Congresso Nacional.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O tema central desta questão é a ampliação do controle externo pela Constituição Federal de 1988, especialmente no que diz respeito ao papel do Tribunal de Contas da União (TCU) na análise e manifestação sobre as contas prestadas pelo presidente da República. A questão aborda a função consultiva desempenhada pelo TCU antes do julgamento das contas pelo Congresso Nacional.

A alternativa correta é: C - certo.

A Constituição Federal de 1988 promoveu um significativo fortalecimento do controle externo, especialmente por meio dos Tribunais de Contas. No caso do TCU, ele possui a função de emitir um parecer prévio sobre as contas do presidente da República. Essa manifestação do TCU é de caráter consultivo, ou seja, serve como uma análise técnica que subsidia o julgamento posterior que será realizado pelo Congresso Nacional. A CF de 1988, portanto, ampliou o escopo das funções do TCU, incluindo o aspecto consultivo, que é fundamental para o processo de fiscalização das contas públicas.

Essa ampliação é um dos mecanismos que garantem a transparência e a responsabilização no uso dos recursos públicos, permitindo que o Congresso Nacional tenha uma base técnica sólida para realizar o julgamento das contas. Portanto, a afirmação do enunciado está correta ao descrever essa função consultiva do TCU como parte do controle externo ampliado pela Constituição Federal.

Entender a função do TCU e o processo de análise e julgamento das contas do presidente é essencial para compreender como funciona o controle externo na administração pública brasileira. Assim, a questão está correta ao afirmar que a CF ampliou o controle externo, incluindo a função de consulta.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Art. 71. O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas da União, ao qual compete:

I - apreciar as contas prestadas anualmente pelo Presidente da República, mediante parecer prévio que deverá ser elaborado em sessenta dias a contar de seu recebimento;

 

O TCU se manifesta ao apreciar as contas, mas esse parecer não tem caráter vinculante. O Congresso Nacional tem total autonomia de julgar as contas de forma diversa da forma proposta no parecer.

Achei esquisito só considerar a apreciação como função "consultiva".

Marquei errado tb por causa da função consultiva...... =/

o julgamento das contas de governo do chefe do executivo é exclusivo do Legislativo, em todos níveis.

Pensei assim: Tribunal de Contas emite parecer = parecer tem caráter consultivo = opinitivo  nem vincula o Legislativo.

Portanto, correta.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo