Sobre a escolha do Procurador-Geral de Justiça, é incorreto ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2021 Banca: MPE-GO Órgão: MPE-GO Prova: MPE-GO - 2021 - MPE-GO - Oficial de Promotoria |
Q1769761 Legislação do Ministério Público
Sobre a escolha do Procurador-Geral de Justiça, é incorreto afirmar:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vejamos cada opção proposta pela Banca, tendo apoio na Lei Complementar n.º 25/98, que corresponde à Lei Orgânica do Ministério Público do Estado de Goiás:

a) Certo:

Trata-se de alternativa devidamente apoiada na norma do art. 5º, caput, do referido diploma legal, que abaixo transcrevo:

"Art. 5º - A Procuradoria Geral de Justiça, órgão de direção superior do Ministério Público, funcionará em sede própria e será chefiada pelo Procurador-Geral de Justiça, nomeado pelo Governador do Estado dentre os integrantes vitalícios e em atividade na carreira, indicados em lista tríplice, elaborada na forma desta Lei, para mandato de 2 (dois) anos, permitida uma recondução, observado o mesmo procedimento."

b) Certo:

O mesmo dispositivo legal, acima colacionado, em sua parte final, oferece o suporte normativo para a presente assertiva, porquanto estabelece, realmente, que o mandato do Procurador-Geral de Justiça é de 2 anos, podendo ser reconduzido ao cargo mais uma vez, sob o mesmo procedimento.

c) Errado:

A teor do próprio art. 5º, caput, da Lei Orgânica do MP goiano, acima transcrito, percebe-se que a eleição abrange os "integrantes vitalícios e em atividade na carreira", não se limitando, portanto, apenas aos Procuradores de Justiça, tal como foi sustentado pela Banca neste item, incorretamente.

A este respeito, em reforço, cite-se o teor do art. 9º da Lei 8.625/93 (Lei Orgânica Nacional do Ministério Público):

"Art. 9º Os Ministérios Públicos dos Estados formarão lista tríplice, dentre integrantes da carreira, na forma da lei respectiva, para escolha de seu Procurador-Geral, que será nomeado pelo Chefe do Poder Executivo, para mandato de dois anos, permitida uma recondução, observado o mesmo procedimento."

Logo, está errada a presente opção, ao pretender restringir a possibilidade de eleição do Procurador-Geral de Justiça apenas aos Procuradores de Justiça.

d) Certo:

Por fim, este item encontra supedâneo expresso no art. 5º, §1º, da Lei Orgânica do MP goiano, que abaixo reproduzo:

"Art. 5º (...)
§ 1º - A eleição para formação da lista tríplice será realizada no último dia útil do mês que anteceder o término do mandato e far-se-á mediante voto plurinominal e secreto de todos os integrantes em atividade na carreira."

Como daí se extrai, podem votar, de fato, todos os integrantes em atividade na carreira, o que abarca, pois, os Promotores de Justiça Substitutos.


Gabarito do professor: C

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Lei 8625

Art. 9º Os Ministérios Públicos dos Estados formarão lista tríplice, dentre integrantes da carreira, na forma da lei respectiva, para escolha de seu Procurador-Geral, que será nomeado pelo Chefe do Poder Executivo, para mandato de dois anos, permitida uma recondução, observado o mesmo procedimento.

§ 1º A eleição da lista tríplice far-se-á mediante voto plurinominal de todos os integrantes da carreira.

Lei Complementar n. 25/1998

Gab. C

Art. 5º - A Procuradoria Geral de Justiça, órgão de direção superior do Ministério Público, funcionará em sede própria e será chefiada pelo Procurador-Geral de Justiça, nomeado pelo Governador do Estado dentre os integrantes vitalícios e em atividade na carreira, indicados em lista tríplice, elaborada na forma desta Lei, para mandato de 2 (dois) anos, permitida uma recondução, observado o mesmo procedimento.

§ 1º - A eleição para formação da lista tríplice será realizada no último dia útil do mês que anteceder o término do mandato e far-se-á mediante voto plurinominal e secreto de todos os integrantes em atividade na carreira.

§ 2º - Será defeso o voto postal e o voto por procuração.

a) correta;

b) correta;

c) incorreta: a lei indica que podem ser eleitos os integrantes da carreira, sem distinção entre Promotores e Procuradores;

d) correta: podem votar todos os integrantes em atividade na carreira, não se exigindo a vitaliciedade, diferentemente do requisito para nomeação do PGJ.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo