Em relação aos consórcios públicos e sua regulamentação pela...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2449378 Direito Administrativo
Em relação aos consórcios públicos e sua regulamentação pela Lei nº 11.107/2005, assinale a alternativa INCORRETA. 
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Art. 5º O contrato de consórcio público será celebrado com a ratificação, mediante lei, do protocolo de intenções.

O consórcio público será constituído por contrato cuja celebração dependerá da prévia subscrição de protocolo de intenções.CERTO

É nula a cláusula do contrato de consórcio que preveja determinadas contribuições financeiras ou econômicas de ente da Federação ao consórcio público, salvo a doação, destinação ou cessão do uso de bens móveis ou imóveis e as transferências ou cessões de direitos operadas por força de gestão associada de serviços públicos. CERTO

O contrato de consórcio público será celebrado com a ratificação, independentemente de lei, do protocolo de intenções. ERRADO Mediante Lei

Os entes consorciados somente entregarão recursos ao consórcio público mediante contrato de rateio. CERTO

É vedada a aplicação dos recursos entregues por meio de contrato de rateio para o atendimento de despesas genéricas, inclusive transferências ou operações de crédito.CERTO

Art. 3º O consórcio público será constituído por contrato cuja celebração dependerá da prévia subscrição de protocolo de intenções.

Art. 4° § 3º É nula a cláusula do contrato de consórcio que preveja determinadas contribuições financeiras ou econômicas de ente da Federação ao consórcio público, salvo a doação, destinação ou cessão do uso de bens móveis ou imóveis e as transferências ou cessões de direitos operadas por força de gestão associada de serviços públicos.

Art. 5º O contrato de consórcio público será celebrado com a ratificação, mediante lei, do protocolo de intenções.

Art. 8º Os entes consorciados somente entregarão recursos ao consórcio público mediante contrato de rateio.

Art. 8° § 2º É vedada a aplicação dos recursos entregues por meio de contrato de rateio para o atendimento de despesas genéricas, inclusive transferências ou operações de crédito.

Art. 3º O consórcio público será constituído por contrato cuja celebração dependerá da prévia subscrição de protocolo de intenções.

Art. 4° § 3º É nula a cláusula do contrato de consórcio que preveja determinadas contribuições financeiras ou econômicas de ente da Federação ao consórcio público, salvo a doação, destinação ou cessão do uso de bens móveis ou imóveis e as transferências ou cessões de direitos operadas por força de gestão associada de serviços públicos.

Art. 5º O contrato de consórcio público será celebrado com a ratificação, mediante lei, do protocolo de intenções.

Art. 8º Os entes consorciados somente entregarão recursos ao consórcio público mediante contrato de rateio.

Art. 8° § 2º É vedada a aplicação dos recursos entregues por meio de contrato de rateio para o atendimento de despesas genéricas, inclusive transferências ou operações de crédito.

A - Correta. O consórcio público é formalizado por contrato, e a prévia subscrição de protocolo de intenções é também exigida.

B - Correta. A cláusula que determina contribuições financeiras específicas para o consórcio é nula, exceto no caso de doação, cessão de bens ou gestão associada de serviços públicos.

C - ERRADA. O contrato de consórcio público será celebrado com a ratificação, independentemente de lei, do protocolo de intenções. (O protocolo de intenções não pode ser ratificado independentemente de uma lei. De acordo com a lei nº 11.107/2005, o consórcio público precisa ser formalizado por meio de lei ou ato equivalente, após o protocolo de intenções. A ratificação do protocolo sem a lei apropriada torna o consórcio inválido).

D - Correta. Os entes consorciados somente entregarão recursos ao consórcio público através de um contrato de rateio.

E - Correta. Não é permitido aplicar os recursos entregues por meio do contrato de rateio para despesas genéricas ou operações de crédito.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo