Com referência à concepção e à prática da supervisão — funçõ...
No Brasil, a supervisão relacionada ao ensino surgiu com a Reforma Francisco Campos, que tinha como missão fiscalizar e inspecionar as atividades docentes.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é: Errado.
A questão aborda a evolução histórica da supervisão educacional no Brasil, com foco nas funções e responsabilidades pedagógicas, administrativas, técnicas e político-sociais. Para entender melhor essa questão, é importante conhecer o contexto histórico e legislativo das reformas educacionais brasileiras.
A Reforma Francisco Campos, implementada em 1931, foi um marco importante na história da educação no Brasil. No entanto, a afirmação de que a supervisão relacionada ao ensino surgiu com essa reforma está incorreta. A Reforma Francisco Campos foi centrada em aspectos organizacionais e estruturais da educação, mas não foi ela que introduziu a figura do supervisor educacional com a missão de fiscalizar e inspecionar as atividades docentes.
Na verdade, a supervisão educacional com um caráter mais formal e estruturado começou a se desenvolver de forma mais concreta com a Reforma Capanema, na década de 1940. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) também teve um papel fundamental na definição das atribuições dos supervisores educacionais.
Portanto, a alternativa está errada porque a supervisão educacional, no sentido de fiscalização e inspeção, não surgiu com a Reforma Francisco Campos, mas sim em períodos subsequentes, com maior ênfase na Reforma Capanema e na legislação posterior.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
E
A chamada “Reforma Francisco Campos” (1931) estabeleceu oficialmente, em nível nacional, a modernização do ensino secundário brasileiro, conferindo organicidade à cultura escolar do ensino secundário por meio da fixação de uma série de medidas, como o aumento do número de anos do curso secundário e sua divisão em dois ciclos, a seriação do currículo, a frequência obrigatória dos alunos às aulas, a imposição de um detalhado e regular sistema de avaliação discente e a reestruturação do sistema de inspeção federal.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo