Com base na NR-7, considerando as diretrizes e parâmetros pa...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q111285 Segurança e Saúde no Trabalho
Com base na NR-7, considerando as diretrizes e parâmetros para avaliação e acompanhamento da audição em trabalhadores expostos a níveis de pressão sonora elevados, são considerados sugestivos de
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta para a questão é a Alternativa A.

A NR-7 estabelece diretrizes para o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), que inclui o monitoramento da saúde auditiva dos trabalhadores expostos a níveis elevados de pressão sonora. Este é um aspecto crucial na prevenção de perda auditiva induzida por ruído (PAIR), um problema comum em ambientes de trabalho ruidosos.

Alternativa A: Esta alternativa descreve corretamente os critérios para identificar perda auditiva induzida por níveis de pressão sonora elevados. Os audiogramas que apresentam limiares auditivos acima de 25 dB(NA) nas frequências de 3.000, 4.000, 6.000 ou 8.000 Hz, sendo mais elevados do que nas outras frequências testadas, são sugestivos de PAIR. Este critério é usado para identificar trabalhadores que podem estar desenvolvendo essa condição.

Alternativa B: Esta afirmação se refere ao desencadeamento da perda auditiva, mas a diferença de 15 dB(NA) entre as médias aritméticas dos limiares não é um critério preciso para identificar o início da perda auditiva induzida por ruído. Ela não está de acordo com os parâmetros estabelecidos na NR-7.

Alternativa C: Aqui, menciona-se uma piora de 10 dB(NA) em uma das frequências, mas a questão do desencadeamento não é abordada com clareza nos termos da NR-7. A simples piora em uma frequência isolada não caracteriza necessariamente a perda auditiva induzida em seus estágios iniciais.

Alternativa D: Esta opção fala sobre o agravamento da perda auditiva, mas usa grupos de frequências que não são os mais críticos para a identificação de PAIR, como 500, 1.000 e 2.000 Hz. Essas frequências não são primárias para a identificação de PAIR conforme a norma, que foca em frequências mais altas.

Alternativa E: Embora mencione um agravamento, considerar apenas uma piora isolada ultrapassando 15 dB(NA) não corresponde comumente aos parâmetros da NR-7 para identificar agravamento da perda auditiva induzida por ruído.

Ao compreender a NR-7, o aluno passa a entender como se dá a identificação da PAIR, fundamental para a saúde ocupacional. É vital reconhecer as especificidades nos audiogramas e as frequências mais afetadas para implementar medidas de prevenção e controle eficazes.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Letra a) CERTA.

​NR 7 

4.1.2. São considerados sugestivos de perda auditiva induzida por níveis de pressão sonora elevados os casos cujos audiogramas, nas frequências de 3.000 e/ou 4.000 e/ou 6.000 Hz, apresentam limiares auditivos acima de 25 dB(NA) e mais elevados do que nas outras frequências testadas, estando estas comprometidas ou não, tanto no teste da via aérea quanto da via óssea, em um ou em ambos os lados.​


Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo