A partir do reconhecimento de que queixas como a de Regina ...
Regina, 38 anos, professora das séries iniciais do Ensino Fundamental em uma escola pública do interior goiano, procurou a psicóloga escolar relatando que dois alunos de sua turma da 3a série/4o ano, ambos repetentes, têm bom desempenho na leitura, escrita e interpretação textual; contudo, estão com grande dificuldade de aprendizagem na matemática, especialmente nas operações de divisão.
A partir da situação fictícia apresentada acima, e com base nas diretrizes contemporâneas em Psicologia Escolar, responda a questão a seguir.
A partir do reconhecimento de que queixas como a de Regina são recorrentes na escola, você planejou ações de formação continuada para os professores e coordenadores. São objetivos dessa formação:
I. Transmitir conhecimentos psicológicos aplicáveis ao processo de ensino-aprendizagem que permitam aos professores fazer diagnóstico psicológico dos alunos com dificuldade de aprendizagem.
II. Criar um espaço de reflexão sobre as concepções dos professores acerca do processo de ensino-aprendizagem e as influências dessas concepções em suas práticas cotidianas.
III. Possibilitar a reflexão sobre os aspectos pessoais, relacionais e institucionais envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, de forma a ampliar a compreensão dos problemas que surgem no decorrer
IV. do processo. Problematizar os motivos encaminhamento de que alunos com justificam o dificuldades, conscientizando os professores da origem individual e neurológica dos problemas.
Está correto o que se afirma em: