A partir de uma perspectiva progressista de educação e de fu...
Instrução: Leia o texto abaixo para responder à questão a seguir.
De acordo com Libâneo: A luta pela escola pública obrigatória e gratuita para toda a população tem sido bandeira constante entre os educadores brasileiros, sobressaindo-se temas sobre funções sociais e pedagógicas, como a universalização do acesso e da permanência, o ensino e a educação de qualidade, o atendimento às diferenças sociais e culturais, e a formação para a cidadania crítica. Entretanto, têm-se observado, nas últimas décadas, contradições mal resolvidas entre quantidade e qualidade em relação ao direito à escola, entre aspectos pedagógicos e aspectos socioculturais, e entre uma visão de escola assentada no conhecimento e outra, em suas missões sociais. Ressalta-se, também, a circulação de significados muito difusos para a expressão qualidade de ensino, seja por razões ideológicas, seja pelo próprio significado que o senso comum atribui ao termo, dependendo do foco de análise pretendido: econômico, social, político, pedagógico etc. O próprio campo educacional, nos âmbitos institucional, intelectual e associativo, está longe de obter um consenso mínimo sobre os objetivos e as funções da escola pública na sociedade atual.
(LIBÂNEO, J. C. O dualismo perverso da escola pública brasileira: escola do conhecimento para os ricos, escola do acolhimento social para os pobres. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 1, p. 13-28, 2012.)
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: Letra A
A partir da perspectiva progressista para a educação, a função social da escola vai muito além de formar mão de obra qualificada para o mercado de trabalho. O pensamento progressista enfatiza que a escola deve ser um local onde se promove a formação integral do indivíduo, ou seja, o desenvolvimento de capacidades intelectuais, sociais, emocionais e físicas, preparando os estudantes para participar ativamente da sociedade e para o exercício da cidadania.
A alternativa A é incorreta pois reduz a educação ao aspecto utilitarista, deixando de lado a importância da escola em promover o pensamento crítico, os valores democráticos, a justiça social e outras habilidades que são fundamentais na formação de um cidadão consciente e participativo na sociedade.
É importante ressaltar que, dentro do contexto progressista, o conhecimento não deve ser visto apenas como um meio para alcançar fins econômicos, mas como um direito de todos, que possibilita a emancipação humana e o aprofundamento da democracia.
As demais alternativas estão corretas pois alinham-se à visão progressista de educação, destacando a importância de uma base comum de conhecimentos para todos (B), o fato de que a escola possui, mas não deve ser limitada a, funções sociais e assistenciais (C), e a necessidade de conhecimento para a justiça social e cidadania (D).
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A função prioritária da escola consiste em formar mão de obra qualificada para o mercado de trabalho.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo