“Gilberto trabalha na empresa Rosa Martins Ltda. e cumpre j...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q787847 Direito do Trabalho
“Gilberto trabalha na empresa Rosa Martins Ltda. e cumpre jornada de 2ª a 6ª feira das 15h às 2h, com intervalo de uma hora para refeição.” Diante da situação retratada e da legislação trabalhista em vigor, assinale a alternativa correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gilberto tem uma jornada denominada pelo direito do trabalho como JORNADA MISTA

 

--> Jornada Mista -> começa com jornada diurna e se estende à noturna --> tem direito ao ADICIONAL NOTURNO (20%) e à HORA NOTURNA REDUZIDA

 

-> Prorrogação do horário noturno -> a jornada noturna do trabalhador se estendeu ao período matutino --> O obreiro tem direito à percepção do ADICIONAL NOTURNO (20%) no período matutino que segue à jornada noturna e terá direito à HORA REDUZIDA (OJ 388) 

 

 

Além disso, Gilberto presta Horas Extras, cumulado com ADICIONAL NOTURNO, conforme prevê a Súmula 264 do TST:

 

A remuneração do serviço suplementar é composta do valor da hora normal, integrado por parcelas de natureza salarial e acrescido               do adicional previsto em lei, contrato, acordo, convenção coletiva ou sentença normativa.

SUM-60ADICIONAL NOTURNO. INTEGRAÇÃO NO SALÁRIO E PRORROGAÇÃO EM HORÁRIO DIURNO (incorporada a Orientação Jurisprudencial nº 6 da SBDI-I) - Res. 129/2005, DJ 20, 22 e 25.04.2005
I - O adicional noturno, pago com habitualidade, integra o salário do empregado para todos os efeitos. (ex-Súmula nº 60 - RA 105/1974, DJ 24.10.1974)
II - Cumprida integralmente a jornada no período noturno e prorroga- da esta, devido é também o adicional quanto às horas prorrogadas. Exegese do art. 73, § 5º, da CLT. (ex-OJ nº 6 da SBDI-I - inserida em
25.11.1996)

GABARITO: C

Apenas um adendo ao comentário da colega Maria Amorim citando a súmula 60 do TST.

Se a jornada for cumprida integralmente no período noturno, a hora que prorrogar (depois de 5h da manhã) será paga com o adicional noturno. Todavia, a súmula silenciasse com relação à hora ficta, tendo diversos julgados no sentido de que essa não será aplicada.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo