A inspeção post mortem consiste no exame da carcaça, de suas...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2645642 Veterinária

A inspeção post mortem consiste no exame da carcaça, de suas partes, das cavidades, dos órgãos, dos tecidos e dos linfonodos. É realizada por visualização, palpação, olfação e incisão, e demais procedimentos definidos em normas complementares específicas para cada espécie animal. Na tuberculose, que é uma doença infecto-contagiosa crônica, as lesões podem comprometer o destino da carcaça. Sobre o tema leia as afirmativas a seguir e assinale a alternativa CORRETA.


I. As lesões de tuberculose são consideradas generalizadas quando, além das lesões dos aparelhos respiratório, digestório e de seus linfonodos correspondentes, forem encontrados tubérculos numerosos distribuídos em ambos os pulmões ou encontradas lesões no baço, nos rins, no útero, no ovário, nos testículos, nas cápsulas suprarrenais, no cérebro e na medula espinhal ou nas suas membranas.

II. Depois de removidas e condenadas as áreas atingidas, as carcaças podem ser destinadas à esterilização pelo calor somente quando os órgãos apresentem lesões caseosas discretas, localizadas ou encapsuladas, limitadas a linfonodos do mesmo órgão.

III A carcaça que apresente apenas uma lesão tuberculósica discreta, localizada e completamente calcificada em um único órgão ou linfonodo pode ser liberada, depois de condenadas as áreas atingidas.

IV. Os produtos destinados ao aproveitamento condicional em decorrência do julgamento da inspeção ante mortem e post mortem, devem ser submetidos exclusivamente ao tratamento pelo frio.

Alternativas