Para Libâneo, a organização e os processos de gestão assume...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2017 Banca: UTFPR Órgão: UTFPR Prova: UTFPR - 2017 - UTFPR - Pedagogo |
Q831473 Pedagogia

Para Libâneo, a organização e os processos de gestão assumem diferentes modalidades, conforme a concepção que se tenha das finalidades sociais e políticas da educação em relação à sociedade e à formação dos alunos. Situássemos as concepções em uma linha contínua, teríamos em um extremo a concepção técnico-científica e no outro a sociocrítica.

Coloque 1 para as afirmativas que se referem à concepção técnico-científica e 2 para as que se referem à concepção sociocrítica.


( ) Prevalece uma visão burocrática e tecnicista de escola.

( ) A direção é centralizada em uma pessoa.

( ) A organização escolar é concebida como um sistema que agrega pessoas.

( ) A organização escolar é considerada construção social levada a efeito por professores, alunos, pais e por integrantes da comunidade.

( ) A organização escolar é tomada como uma realidade que funciona racionalmente.

( ) As escolas que operam com esse modelo dão muito peso à estrutura organizacional.

( ) O processo de tomada de decisão dá-se coletivamente.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a A - 1, 1, 2, 2, 1, 1, 2. Agora, vamos entender o porquê dessa sequência ser a correta, considerando as concepções de organização e gestão educacional segundo José Carlos Libâneo.

A concepção técnico-científica da gestão educacional é caracterizada por uma visão que enfatiza a eficiência e a eficácia da organização escolar, inspirada em modelos de gestão empresarial. Nela, se dá grande importância à estrutura organizacional, à racionalidade do funcionamento e à centralização das decisões, geralmente na figura da direção. A escola é vista como um sistema técnico, e o processo educacional é conduzido de forma burocrática e tecnicista.

Por outro lado, a concepção sociocrítica foca na dimensão política e social da educação. A gestão é vista como um processo democrático e participativo, em que a tomada de decisões ocorre de maneira coletiva. A organização escolar é considerada uma construção social e um espaço de interação de vários atores, como professores, alunos, pais e membros da comunidade.

Agora vejamos a justificação para cada afirmação da alternativa correta:

  • (1) Prevalece uma visão burocrática e tecnicista de escola. [Técnico-científica]
  • (1) A direção é centralizada em uma pessoa. [Técnico-científica]
  • (2) A organização escolar é concebida como um sistema que agrega pessoas. [Sociocrítica]
  • (2) A organização escolar é considerada construção social levada a efeito por professores, alunos, pais e por integrantes da comunidade. [Sociocrítica]
  • (1) A organização escolar é tomada como uma realidade que funciona racionalmente. [Técnico-científica]
  • (1) As escolas que operam com esse modelo dão muito peso à estrutura organizacional. [Técnico-científica]
  • (2) O processo de tomada de decisão dá-se coletivamente. [Sociocrítica]

Compreender essas diferenças é crucial para analisar e implementar práticas de gestão educacional que estejam alinhadas com as metas e os valores da comunidade escolar. Ao estudar para seu concurso, lembre-se de que a concepção técnico-científica e a sociocrítica representam extremos de um espectro, e na prática, muitas escolas podem adotar elementos de ambas as abordagens.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

LETRA A

Concepção técnico-científica: Prevalece uma visão burocrática e tecnicista de escola; A direção é centralizada em uma pessoa; A organização escolar é tomada como uma realidade que funciona racionalmente; As escolas que operam com esse modelo dão muito peso à estrutura organizacional;

 

Organizando para revisar e não errar mais...

Concepção técnico-científica:

 Prevalece uma visão burocrática e tecnicista de escola; A direção é centralizada em uma pessoa;  A organização escolar é tomada como uma realidade que funciona racionalmente; As escolas que operam com esse modelo dão muito peso à estrutura organizacional.

Concepção Sociocrítica:

A organização escolar é concebida como um sistema que agrega pessoas;  A organização escolar é considerada construção social levada a efeito por professores, alunos, pais e por integrantes da comunidade; O processo de tomada de decisão dá-se coletivamente.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo