As afirmativas abaixo referem-se à reforma gestada no campo ...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (30)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a C. Vamos analisar o contexto da questão para compreender o porquê desta ser a resposta adequada.
A reforma da Educação Profissional no Brasil, na década de 90, particularmente com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB - Lei nº 9.394/1996) e o Decreto Federal 2.208/1997, trouxe mudanças significativas para a estrutura do ensino técnico e vocacional no país. Essas mudanças buscaram desvincular o ensino médio do ensino técnico profissionalizante, fazendo com que este último pudesse ser realizado de forma independente, após a conclusão do ensino médio, ou de forma concomitante a ele.
A alternativa C afirma que a reforma "repõe uma dualidade de redes e currículos, reconhecendo a educação básica como fundamental para a formação sólida dos trabalhadores". No entanto, essa afirmação é incorreta porque a reforma objetivava justamente o contrário: reduzir a dualidade estrutural entre a educação geral e a profissional. A ideia era superar a separação entre a formação geral e a formação para o trabalho, buscando uma maior integração no sistema educacional e uma valorização da educação básica como alicerce para a formação profissional.
A LDB, por exemplo, estabeleceu que a educação profissional deve articular-se, preferencialmente, com o ensino médio. Apesar disso, o Decreto 2.208/1997 delineou caminhos separados para o ensino médio regular e a educação profissional, o que foi alvo de críticas por parte de especialistas na área da educação. Tal decreto foi revogado em 2004 pelo Decreto 5.154, que permitiu uma maior integração entre essas modalidades de ensino.
As demais alternativas apresentam aspectos que, de fato, estiveram presentes na reforma da educação profissional. Por exemplo, a questão de custos e a natureza generalista do ensino médio (Alternativa A), a trajetória única não profissionalizante do ensino médio e a característica da educação profissional como complementar (Alternativa B), a abrangência da educação profissional nos níveis básico, técnico e tecnológico e a forma de oferta do nível técnico (Alternativa D), e a crítica à especialização profissional após uma escola básica unitária (Alternativa E).
Portanto, a questão requer um entendimento crítico das políticas educacionais implementadas nos anos 90 e como elas buscaram reestruturar tanto o ensino médio quanto a educação profissional, com foco na flexibilização e integração entre as duas modalidades.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
c) A reforma repõe uma dualidade de redes e currículos, reconhecendo a educação básica como fundamental para a formação sólida dos trabalhadores.
Não sei...não vi essa parte
Achei essa questão confusa, talvez até mal elaborada. Em sua forma original da década de 1990 dá pra dizer que a LDB carregava ainda todos esses problemas de concepções e gestões anteriors, e na prática a questão vira sobre qual delas é menos verdade de acordo com a opinião do elaborador. A própria alternativa A coloca que a LDB teria uma dimensão de corte de custos quando boa parte das inovações foram referentes ao papel supletivo da união e à formação do professor em curso superior de licenciatura plena, dificilmente coisas baratas principalmente comparado com a licenciatura curta e curso normal favorecidos no período ditatorial.
Espero não ter falado besteira.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo