Uma mulher transgênero foi admitida, em 2024, em uma socied...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3058606 Direito Constitucional
Uma mulher transgênero foi admitida, em 2024, em uma sociedade empresária para exercer a função de auxiliar no Departamento de Recursos Humanos. A funcionária trajava-se e portava-se como mulher, mas foi impedida de acessar o banheiro feminino da sociedade empresária, porque no seu registro civil ainda constava o nome masculino.

Diante dos fatos, da previsão constitucional e do entendimento do STF, assinale a afirmativa correta.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O Supremo Tribunal Federal reconheceu a repercussão geral da matéria no Recurso Extraordinário 845.779/SC, em que se discute se impedir pessoa trans de utilizar o banheiro de acordo com sua identidade de gênero configura conduta ofensiva à dignidade da pessoa humana e aos direitos da personalidade.

RECURSO EXTRAORDINÁRIO 845.779 SANTA CATARINA - esse caso teve origem na minha Faculdade de Direito (CESUSC - salvo engano):

O caso concreto consiste em demanda indenizatória formulada por transexual feminina (nascida com o sexo biológico masculino, mas que considera que a sua identidade de gênero é feminina), em razão de ela ter sido impedida de usar banheiro feminino pelos funcionários de shopping center em Santa Catarina.

[…]

Conclusão: 

As pessoas transexuais têm direito a serem tratadas socialmente de acordo com a sua identidade de gênero, inclusive na utilização de banheiros de acesso público.

Inteiro teor: RE 845779 - SITE DO STF

Meu Deus

Amigos,

REPERCUSSÃO GERAL - Tema - 778 - Possibilidade de uma pessoa, considerados os direitos da personalidade e a dignidade da pessoa humana, ser tratada socialmente como se pertencesse a sexo diverso do qual se identifica e se apresenta publicamente.

Bons estudos!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo