A estruturação dogmática de um sistema de precedentes judici...
Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir.
I. O dever de uniformizar pressupõe que o tribunal não pode ser omisso diante de divergência interna, entre seus órgãos fracionários, sobre a mesma questão jurídica.
II. As mudanças de posicionamento (superação; overruling) devem ser justificadas adequadamente, além de terem sua eficácia modulada em respeito à segurança jurídica.
III. A coerência e a integridade são pressupostos para que a jurisprudência possa ser universalizada, sendo legitimamente aplicada a outros casos semelhantes.
Está correto o que se afirma em
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
E
I- CERTO. O artigo 926 do CPC de 2015 reforça a necessidade de os tribunais promoverem essa uniformização e manutenção de decisões coerentes e estáveis: “Os tribunais devem uniformizar sua jurisprudência e mantê-la estável, íntegra e coerente.” - Estratégia
II- CERTO. Art. 927, § 3º: “Na hipótese de alteração de jurisprudência dominante do Supremo Tribunal Federal e dos tribunais superiores ou daquela oriunda de julgamento de casos repetitivos, pode haver modulação dos efeitos da alteração no interesse social e no da segurança jurídica.”
Overruling (art. 927, § 2º a § 4º): a alteração de tese jurídica poderá ser precedida de audiências públicas e da participação de pessoas, órgãos ou entidades (amicus curiae) que possam contribuir para a rediscussão da tese, observando a fundamentação adequada e específica.
- Pode-se modular os efeitos da alteração por interesse social e segurança jurídica.
- Procedimentos relevantes pela natureza vinculante das teses, do modo a preservar o contraditório e legitimar democraticamente a revogação.
III-CERTO. A coerência e a integridade são fundamentais para garantir a aplicação da jurisprudência de forma uniforme e consistente a casos semelhantes.
Dever de uniformização dos tribunais
1- Jurisprudência: conjunto de decisões judiciais no mesmo sentido.
- É formada por precedentes, vinculantes e persuasivos, desde que venham sendo utilizados como razões do decidir em outros processos, e de meras decisões.
- CPC - tribunais devem uniformizar sua jurisprudência e mantê-la estável, íntegra e coerente. (estável = não alteração constante / íntegra = consideração do histórico de decisões do tribunal na mesma matéria / coerente = harmonização, em prol da isonomia)
Mapeando...
CPC Mapeada
Art. 926. Os tribunais devem uniformizar sua jurisprudência e mantê-la estável, íntegra e coerente.
Onde o Artigo foi cobrado? (clique para ver a questão):
- FGV – 2024 – ENAM II – Exame Nacional da Magistratura.
- VUNESP – 2024 – MPE-RO – Ministério Público.
- MPT – 2017 – MPT – Ministério Público do Trabalho.
- CESPE – 2021 – PGE-MS – Procuradoria Estadual.
Art. 927, § 3º Na hipótese de alteração de jurisprudência dominante do Supremo Tribunal Federal e dos tribunais superiores ou daquela oriunda de julgamento de casos repetitivos, pode haver modulação dos efeitos da alteração no interesse social e no da segurança jurídica.
Onde o Parágrafo foi cobrado? (clique para ver a questão):
- FGV – 2024 – ENAM II – Exame Nacional da Magistratura.
- FUNDEP – 2022 – TJM-MG – Magistratura Estadual.
- FAURGS – 2022 – TJ-RS – Magistratura Estadual.
- CESPE – 2023 – AGU – Procuradoria da Fazenda Nacional.
Fonte: Método DPN (direitoparaninjas.com.br)
Apenas o bom senso.
Uma dúvida: ele PODE modular o efeito ou TEM que modular? A questão fala como se fosse OBRIGADO!
Se alguém achar essa obrigação de modular os efeitos, me avisa, por gentileza
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo