Está correta a seguinte afirmação sobre a pontuação do text...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q263413 Português
Está correta a seguinte afirmação sobre a pontuação do texto:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

  •  a) O uso de aspas em Gene da longevidade”, no título, explicita o receio do autor em assumir como correta uma expressão que considera pouco razoável. 
  • O uso de aspas, neste caso, pode ser em função de uma ironia (o gene associado à longevidade também é associado à demência).
  •  b) Em [...] pesquisadores do Centro Médico da Universidade de Rush, em Chicago, observaram [...], a supressão da primeira vírgula não altera a correção da frase. 
  • Errado. Haverá separação do sujeito e predicado. O termo está intercalado e não pode eliminar uma vírgula.
  •  c) Os parênteses em (CEPT, na sigla em inglês) acolhem especificação que, por sua vez, é antecedida pela exposição de uma causa. 
    A expressão que antecede é um aposto e não um adjunto adverbial de causa.
  •  d) As aspas em “certo” sugerem uma específica concepção: a de que a pesquisa é um processo de paulatina descoberta, que não se pauta pela oposição entre certo e errado. 
  • Sim! não há certo nem errado nas pesquisas científicas. Tudo pode mudar...
  •  e) Alterando a pontuação do trecho “Talvez nenhum. Há muitas outras variantes...”, é redação correta, que preserva o sentido, a seguinte: “Talvez nenhum, por que há muitas outras variantes”.
  • POR QUE - errado. O certo seria o uso de "porque" (oração coordenada sindética explicativa)
a) O uso de aspas em Gene da longevidade”, no título, explicita o receio do autor em assumir como correta uma expressão que considera pouco razoável.
Errado. O gene da longevidade pressupõe um termo popular para chamar a atenção do leitor para o texto que se segue.   b) Em [...] pesquisadores do Centro Médico da Universidade de Rush, em Chicago, observaram [...], a supressão da primeira vírgula não altera a correção da frase.  Errado.A locução adverbial em Chicago indica o deslocamento do período. Desse modo, haverá erro gramatical não indicarmos por meio de vírgulas o adjunto adverbial deslocado no período.     c) Os parênteses em (CEPT, na sigla em inglês) acolhem especificação que, por sua vez, é antecedida pela exposição de uma causa. Errado. Constitui um aposto explicativo e não a exposição de uma causa.

d) As aspas em “certo” sugerem uma específica concepção: a de que a pesquisa é um processo de paulatina descoberta, que não se pauta pela oposição entre certo e errado.Certo . O texto infere uma constante evolução nas descobertas científicas.

e) Alterando a pontuação do trecho “Talvez nenhum. Há muitas outras variantes...”, é redação correta, que preserva o sentido, a seguinte: “Talvez nenhum, por que há muitas outras variantes”.Errado. A conjunção “Por que” motivo pelo qual se difere da conjunção

“porque” explicativa. Sendo esta mais adequada ao período proposto.

a) O uso de aspas em Gene da longevidade”, no título, explicita o receio do autor em assumir como correta uma expressão que considera pouco razoável.
  • Errado. O gene da longevidade pressupõe um termo popular para chamar a atenção do leitor para o texto que se segue.
  •  
  • b) Em [...] pesquisadores do Centro Médico da Universidade de Rush, em Chicago, observaram [...], a supressão da primeira vírgula não altera a correção da frase.
  • Errado.
  •  
  • A locução adverbial em Chicago indica o deslocamento do período. Desse modo, haverá erro gramatical não indicarmos por meio de vírgulas o adjunto adverbial deslocado no período.
  •  
  • c) Os parênteses em (CEPT, na sigla em inglês) acolhem especificação que, por sua vez, é antecedida pela exposição de uma causa.
  • Errado. Constitui um aposto explicativo e não a exposição de uma causa. 

    d) As aspas em “certo” sugerem uma específica concepção: a de que a pesquisa é um processo de paulatina descoberta, que não se pauta pela oposição entre certo e errado.

    Certo . O texto infere uma constante evolução nas descobertas científicas.

    e) Alterando a pontuação do trecho “Talvez nenhum. Há muitas outras variantes...”, é redação correta, que preserva o sentido, a seguinte: “Talvez nenhum, por que há muitas outras variantes”.

    Errado. A conjunção “Por que” motivo pelo qual se difere da conjunção

    “porque” explicativa. Sendo esta mais adequada ao período proposto. 

    E se eu disser que achei todas corretas? Socorro

    Marquei D por exclusão. .

    Clique para visualizar este comentário

    Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo