A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de Educação Física,...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2263950 Pedagogia
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de Educação Física, para a unidade temática Esportes, utiliza um modelo de classificação baseado na lógica interna, assim, são apresentadas sete categorias de esportes, uma dessas categorias é o de esporte de precisão. São exemplos de esporte de precisão apresentados pela BNCC, EXCETO:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a B - Basquetebol.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estrutura a Educação Física em diversas unidades temáticas, e quando se fala em esportes, ela propõe uma classificação de acordo com a lógica interna dessas atividades. A lógica interna se refere às características próprias de cada esporte que definem a sua prática. No caso dos esportes de precisão, como o nome sugere, o foco está na capacidade dos praticantes de controlarem seus movimentos e equipamentos com grande precisão para alcançar um objetivo específico.

Exemplos de esportes de precisão incluem a Bocha e o Curling, onde o objetivo é posicionar as bolas ou pedras o mais próximo possível de um alvo, e o Golfe, onde se busca acertar uma bola em um buraco com o menor número de tacadas. Todos estes requerem controle fino e precisão na execução.

O Basquetebol, por outro lado, não é classificado como um esporte de precisão pela BNCC, mas sim como um esporte coletivo de invasão. Nele, a dinâmica do jogo envolve não só precisão nos arremessos, mas também estratégias coletivas, velocidade, força e resistência para superar a equipe adversária e marcar pontos na cesta do oponente.

Portanto, a alternativa B - Basquetebol está correta, pois é o único entre as opções apresentadas que não se enquadra na categoria de esportes de precisão conforme a classificação da BNCC.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Marca: conjunto de modalidades que se caracterizam por comparar os resultados registrados em segundos, metros ou quilos (patinação de velocidade, todas as provas do atletismo, remo, ciclismo, levantamento de peso etc.).

Precisão: conjunto de modalidades que se caracterizam por arremessar/lançar um objeto, procurando acertar um alvo específico, estático ou em movimento, comparando-se o número de tentativas empreendidas, a pontuação estabelecida em cada tentativa (maior ou menor do que a do adversário) ou a proximidade do objeto arremessado ao alvo (mais perto ou mais longe do que o adversário conseguiu deixar), como nos seguintes casos: bocha, curling, golfe, tiro com arco, tiro esportivo etc.

Técnico-combinatório: reúne modalidades nas quais o resultado da ação motora comparado é a qualidade do movimento segundo padrões técnico-combinatórios (ginástica artística, ginástica rítmica, nado sincronizado, patinação artística, saltos ornamentais etc.).

Rede/quadra dividida ou parede de rebote: reúne modalidades que se caracterizam por arremessar, lançar ou rebater a bola em direção a setores da quadra adversária nos quais o rival seja incapaz de devolvê-la da mesma forma ou que leve o adversário a cometer um erro dentro do período de tempo em que o objeto do jogo está em movimento. Alguns exemplos de esportes de rede são voleibol, vôlei de praia, tênis de campo, tênis de mesa, badminton e peteca. Já os esportes de parede incluem pelota basca, raquetebol, squash etc.

Campo e taco: categoria que reúne as modalidades que se caracterizam por rebater a bola lançada pelo adversário o mais longe possível, para tentar percorrer o maior número de vezes as bases ou a maior distância possível entre as bases, enquanto os defensores não recuperam o controle da bola, e, assim, somar pontos (beisebol, críquete, softbol etc.).

Invasão ou territorial: conjunto de modalidades que se caracterizam por comparar a capacidade de uma equipe introduzir ou levar uma bola (ou outro objeto) a uma meta ou setor da quadra/campo defendida pelos adversários (gol, cesta, touchdown etc.), protegendo, simultaneamente, o próprio alvo, meta ou setor do campo (basquetebol, frisbee, futebol, futsal, futebol americano, handebol, hóquei sobre grama, polo aquático, rúgbi etc.).

Combate: reúne modalidades caracterizadas como disputas nas quais o oponente deve ser subjugado, com técnicas, táticas e estratégias de desequilíbrio, contusão, imobilização ou exclusão de um determinado espaço, por meio de combinações de ações de ataque e defesa (judô, boxe, esgrima, tae kwon do etc.).

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo