A constituição elaborada por um órgão constituinte composto...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1783833 Direito Constitucional
Diversos são os critérios que podem ser adotados para se classificar as constituições. Entre eles, estão os relacionados à sua forma, à sua origem, à sua estabilidade, à sua extensão e à sua dogmática. Acerca da classificação das constituições, julgue o item.
A constituição elaborada por um órgão constituinte composto por representantes do povo, de forma a traduzir a vontade popular, é classificada, quanto à sua origem, como constituição outorgada.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A solução da questão exige o conhecimento acerca da classificação das Constituições, mais precisamente sobre a outorgada e promulgada, a primeira é aquela imposta ao povo por quem está no poder, ou seja, de maneira unilateral.
Já a Constituição promulgada é aquela feita pelos representantes do povo, de forma a traduzir a vontade popular.

 
GABARITO DA PROFESSORA: ERRADO.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

QUANTO A ORIGEM

Promulgada - Assembleia Nacional Constituinte, eleita diretamente pelo povo

Outorgada - é imposta ao povo

Cesarista ou Bonapartista – referendo popular para ratificar a vontade do detentor de poder, mas essa participação não é democrática, pois apenas ratifica a vontade do detentor do poder. 

Pactuada ou dualista – é um pacto entre o rei e parlamento. O monarca se sujeita aos esquemas constitucionais - monarquia limitada – Magna de 1215 (João sem Terra)

GABARITO: ERRADO, seria classificada como constituição Promulgada.

  • Promulgada (democrática ou popular): Fruto do trabalho de uma Assembleia Nacional Constituinte, eleita diretamente pelo povo. Ex.: Constituições brasileiras de 1891, 1934 e de 1946.
  • Outorgada: Imposta – de maneira unilateral – pelo governante, não contando com a participação popular. Ex.: Constituições brasileiras de 1824, 1937, 1967/1969.
  • Cesarista (Bonapartista): Embora seja outorgada, nela há participação popular por meio de referendo. No entanto, essa participação não é democrática, pois apenas ratifica a vontade do detentor do poder. Ex.: Constituição chilena, feita a partir da vontade do Ditador Alberto Pinochet.
  • Pactuada (dualista): Origina-se de um compromisso firmado entre o rei e o Poder Legislativo. Nesse caso, o monarca se sujeita aos esquemas constitucionais (monarquia limitada). Como ela é fruto de um pacto, é chamada de pactuada. Ex.: Magna Carta de 1215.

Fonte: Noções de Direito Constitucional: Teoria da Constituição; Aragonê Fernandes (pdf. Gran Cursos Online).

ERRADA

Isso cai muito. Constituição DEMOCRÁTICA É PROMULGADA.

FÉ SEMPRE!

GABARITO: ERRADO

Promulgada: é a constituição democrática, ou seja, feita pelos representantes do povo. Por isso, a Constituição de 1988 também é conhecida como Constituição Cidadã. No Brasil, tivemos as seguintes Constituições promulgadas: de 1891 (de Ruy Barbosa), de 1934, de 1946 e a de 1988. E ainda, as seguintes Constituições outorgadas: de 1824, de 1937 (Getúlio Vargas) e a de 1967 (Ditadura Militar).

Outorgada: é a constituição imposta ao povo pelo governante.

Cesarista: é a feita pelo governante, mas submetida à apreciação do povo mediante referendo.

Fonte: https://lfg.jusbrasil.com.br/noticias/1970797/o-que-se-entende-por-classificacao-das-constituicoes-marcel-gonzalez

PROMULGADA: POVO 

OUTORGADA: SEM O POVO  

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo