Em relação às retenções na fonte realizadas pela administraç...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q893382 Direito Tributário

Em relação às retenções na fonte realizadas pela administração pública federal, julgue o próximo item. Nesse sentido, considere que a sigla IR, sempre que utilizada, se refere a imposto de renda.


Não serão retidos os valores correspondentes ao IR, à CSLL, à COFINS e à contribuição para o PIS/PASEP de pagamentos efetuados a título de prestações relativas à aquisição de bem financiado por instituição financeira.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão busca do candidato um conhecimento específico sobre o Imposto de Renda, as Contribuições especiais e as suas obrigações acessórias e, principalmente, sobre à retenção  na fonte do Imposto de Renda e das Contribuições Especiais. 
Cumpre salientar que é importante conhecer as Instruções Normativas da Receita Federal do Brasil para responder a referida questão.

Portanto, a afirmativa do enunciado é a literalidade do que está disposto no artigo 4º, inciso XVII da IN RFB 1234, que dispõe:

Art. 4º - Não serão retidos os valores correspondentes ao IR e às contribuições de que trata esta Instrução Normativa, nos pagamentos efetuados a:
(...)
XVII - título de prestações relativas à aquisição de bem financiado por instituição financeira.
Portanto, a afirmação está correta.
Resposta: CERTO

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1.234

Art. 4º Não serão retidos os valores correspondentes ao IR e às contribuições de que trata esta Instrução Normativa, nos pagamentos efetuados a:

 

XVII - título de prestações relativas à aquisição de bem financiado por instituição financeira;

não faz sentido o governo cobrar tributação de emprestimos, financiamento e doações feitas por ele! 

Empréstimos em regra são tributados sim, na fonte. Essa exceção na instrução é em cima das prestações de aquisição, ora, já houve tributação lá atrás sobre o valor, não faz sentido ter novamente pelo seu pagamento.

 

Gab. Certo.

GABARITO: CERTO 

 

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 1234/2012 (DISPÕE SOBRE A RETENÇÃO DE TRIBUTOS NOS PAGAMENTOS EFETUADOS PELOS ÓRGÃOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL DIRETA, AUTARQUIAS E FUNDAÇÕES FEDERAIS, EMPRESAS PÚBLICAS, SOCIEDADES DE ECONOMIA MISTA E DEMAIS PESSOAS JURÍDICAS QUE MENCIONA A OUTRAS PESSOAS JURÍDICAS PELO FORNECIMENTO DE BENS E SERVIÇOS)

 

ARTIGO 2º Ficam obrigados a efetuar as retenções na fonte do Imposto sobre a Renda (IR), da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e da Contribuição para o PIS/Pasep sobre os pagamentos que efetuarem às pessoas jurídicas, pelo fornecimento de bens ou prestação de serviços em geral, inclusive obras, os seguintes órgãos e entidades da administração pública federal:

 

==========================================

 

ARTIGO 4º Não serão retidos os valores correspondentes ao IR e às contribuições de que trata esta Instrução Normativa, nos pagamentos efetuados a:

 

XVII - título de prestações relativas à aquisição de bem financiado por instituição financeira;

Não serão retidos os valores correspondentes ao IR, à CSLL, à COFINS e à contribuição para o PIS/PASEP de pagamentos efetuados a título de prestações relativas à aquisição de bem financiado por instituição financeira.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo